quarta-feira, 3, junho, 2026, 07:20
ITATIBA

Seminário debate abuso e violência sexual contra crianças e adolescente em Itatiba

Na sexta-feira, dia 18 de maio, o Brasil se mobiliza, mais uma vez, para enfrentar um grave problema: o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Prefeitura de Itatiba, com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), São Paulo pela Primeiríssima Infância e Conselho Tutelar, lembra a data em um evento na Câmara Municipal.

O “8º Seminário Municipal de Combate ao Abuso, Exploração e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” começa a partir das 9 horas, com os alunos da EMEB “Sônia Rita Penteado Aguiar Santos”, no Jd. Vitória, apresentando a peça “Luzes de Esperança”, sob a coordenação do professor André Bianchini. Na sequência, representantes do CMDCA, Conselho Tutelar e do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância falam sobre o terma.

Encerrando a manhã, o Secretário de Educação, Anderson Wilker Sanfins, media uma mesa redonda com Sônia Novaes (mestre em ciência da informação e doutora em meios e processos audiovisuais e em Mídia Digital), Dr. Remus M. Stancu (Psicólogo, Coordenador do Caps AD, especialista em violência sexual e psicoterapeuta de adultos e adolescentes) e Luciana Piccoli Gonçalves Lemes, psicóloga e integrante da equipe do CTA e CAISM da Prefeitura de Itatiba.

Por que dia 18 de maio?
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo, um crime bárbaro chocou todo o país, ficando conhecido como “O Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que foi raptada, drogada violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

Denuncie
Em caso de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo algum tipo de violência, denuncie. Entre em contato com o Disque Denúncia no número de telefone 100, no Conselho Tutelar através dos telefones 4524-7684/4524- 1372, nas escolas com professores, orientadores e diretores.
Também é possível acionar a Polícia Militar, Federal, Civil ou Rodoviária pelo 190; casos de pornografia na internet podem ser denunciados no www.disque100.gov.br.