Fios Encantados completa três meses e celebra entrega de 500 toucas

O Projeto Fios Encantados completou nesta terça-feira (24) seus três meses de existência. E a comemoração não poderia ser de outra forma que não entregando as toucas e perucas confeccionadas pelas voluntárias para as crianças e adolescentes em tratamento de câncer. E justamente no mesmo dia, o grupo de voluntárias celebrou a entrega da peça de número 500, que foi uma meta estabelecida por elas.

A entrega desta terça-feira aconteceu em Campinas, onde muitas famílias de diversas partes do país buscam tratamento para as crianças e adolescentes diagnosticadas com o câncer ou doenças hematológicas. Além de hospital especializado, a cidade tem casas de apoio, como a Casa Ronald e a casa do Instituto Ingo Hoffmann, além de vários serviços voltados aos pacientes de câncer. E as entregas nesses locais aconteceram no domingo (22), na segunda e na terça.

Segundo a coordenadora e idealizadora do projeto em Jundiaí, Mara Gisele Pereira, a marca das 500 toucas foi um objetivo estabelecido por ela e algumas voluntárias, que acreditaram que seria possível realizar essas entregas ainda nesse inverno. “Não sabíamos se conseguiríamos porque é um trabalho difícil e no início não tínhamos nenhum recurso. Foi com sacrifício que comprei as primeiras cabeças de isopor que usamos para montar as perucas. Hoje temos o apoio da comunidade de Jundiaí e da região, que tem nos doado as lãs, e a participação efetiva das voluntárias, que estão doando sua mão de obra, seu carinho e seu tempo na confecção das peças”, explica.

Para quem pergunta se o projeto acaba aqui, já que a primavera se aproxima, Mara descarta prontamente. “Nosso projeto está mais vivo do que nunca. Cada visita que fazemos ao Hospital do Grendacc ou às entidades de Campinas nos dá mais ânimo para continuar, porque as famílias e os pacientes estão em momento muito delicado e ficam muito felizes com o carinho que levamos. Vamos continuar, sim. E estamos em processo de registrar nosso projeto como ONG, para que ela continue sempre existindo”, resume.

A próxima oficina de voluntárias para a confecção das toucas e perucas de lã acontece nesta quarta-feira (25), das 14 às 17 horas, nas salas de catequese da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens (rua Frei Caneca, 43 – Vila Arens). Toda pessoa que quiser colaborar, seja doando as lãs ou participando do trabalho de confecção e montagem pode comparecer. O projeto também aceita doação de tampas plásticas de todo tipo para serem vendida e o valor revertido para a compra das lãs e acessórios para as toucas. Mais informações na página do facebook (fiosencantadosjundiaí) e no Instagram (@fiosencantadoss). A coordenadora também disponibiliza seu telefone (11) 94930-0615.