Prefeitura se reúne com direção de Etevav para discutir caso de racismo

A Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial, da Prefeitura de Jundiaí, tomou conhecimento dos atos ocorridos na Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti, que vêm repercutindo nas redes sociais e grandes mídias da região de Jundiaí. No vídeo, dois estudantes da Escola Técnica “Vasco Antônio Venchiarutti” (ETEVAV), fazem ofensas aos negros. Um dos estudantes, de 15 anos, da cidade de Vinhedo, se sentiu ofendido e prestou queixa na Delegacia de Polícia, onde foi aberto inquérito.

Diante disso, a Assessoria, juntamente com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e movimento social negro, se reuniu com a diretoria da escola estadual, na terça-feira (28), a fim de verificar possíveis ações de intervenção no ambiente escolar, bem como trabalhar na rede para efetivação da Lei nº 10.639/03, na perspectiva de mudança da cultura discriminatória e de racismo.

A Prefeitura de Jundiaí reafirma sua postura contra todo e qualquer tipo de discriminação e manterá sua política de promoção de igualdade, em parceria com os mais diversos movimentos sociais organizados de nossa cidade.

O caso
O delegado do 6º Distrito Policial de Jundiaí, Orli de Moraes, determinou abertura de investigação criminal no caso. O estudante que prestou queixa disse que ficou sabendo do vídeo por uma colega e outros colegas teriam feito alusão à ele.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais, depois que o vídeo passou a ser compartilhado.

Na aula de artes, no desenvolvimento de maquetes, um aluno dá cabeçada em um barraco e diz que destruiu a casa do “Negrinho”. O outro completa que “destruiu o ‘Minha casa, minha vida’.

Um dos estudantes pega faca e diz que vai matar o “negrinho” e desfere vários golpes. No final, usa sabão para limpar a sujeira.

A Escola Técnica informou que os dois estudantes foram afastados e os próprios pais resolveram retirá-los do colégio. A ETEVAV diz que não compactua com atos de racismo.

%d blogueiros gostam disto: