Consultoria da Ambev ajuda entidade de Jundiaí

Desde o segundo trimestre deste ano, a ONG Abraahce, de Jundiaí, faz parte do grupo de cerca de 185 instituições de todo o Brasil que recebem, gratuitamente, consultoria em gestão por meio do VOA, programa criado pela Ambev para compartilhar conhecimentos de como transformar sonho em prática.

Com base nas aulas do VOA, que tratam de temas como gestão de pessoas, carreiras, orçamento e processos, a Abraahce já deu passos importantes para que sua atuação tenha cada vez mais impacto. Especializada em equoterapia, tipo de terapia que usa cavalos e estimula o desenvolvimento da mente e do corpo, em menos de quatro meses a ONG já reformulou seu planejamento e seu quadro de voluntários.

Para Carla Natucci, fisioterapeuta e fundadora da ONG, a experiência tem sido bastante positiva: “O VOA tem sido essencial. O programa ajudou muito na nossa estruturação e agora somos mais organizados, temos uma postura de empresa e já somos mais reconhecidos. Costumo dizer que antes era tudo feito apenas com o coração, agora é feito com coração e organização”, diz Carla.

Todas as semanas são realizados encontros presenciais entre um voluntário da Ambev e membros da ONG, seguidos por uma teleconferência para conversar sobre aplicações práticas da teoria que foi vista e tirar dúvidas.

“Desde a primeira vista à Abraahce, me identifiquei com o trabalho realizado e com o propósito da ONG. É muito gratificante poder colaborar com o crescimento e já observar uma grande evolução desde que iniciamos as aulas do VOA, em maio”, comenta Guilherme Vieira, gerente de packaging da Ambev em Jundiaí e voluntário responsável por ministrar as aulas para a ONG.

A Abraahce já tem novos planos e os próximos passos incluem expansão e profissionalização. “Em um ano queremos ter funcionários fixos e contratados. Estamos pensando mais no macro agora, firmando parcerias e ampliando nossos serviços. Já fizemos contato até com outras organizações internacionais”, comemora Carla.

Inicialmente, o programa VOA atenderia 25 ONGs, escolhidas entre quase 2 mil inscritas no processo de seleção aberto pela Ambev no início do ano. A procura, no entanto, foi tão grande que o alcance do programa VOA foi ampliado.

Além do conteúdo das aulas, outro diferencial do VOA são seus professores: todos são funcionários da Ambev, especialistas em sua área de atuação, que se voluntariaram para ajudar. Entre eles estão vice-presidentes, diretores, gerentes e até o CEO Bernardo Paiva, que abriu a primeira aula do programa.

Criado em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 4, 8 e 17 da ONU, que buscam tornar nosso mundo mais inclusivo e sustentável, o VOA oferece apoio às ONGs para que elas atinjam seu maior propósito: transformar o mundo em um lugar melhor.

“Na Ambev temos o grande sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. Com o VOA, estamos dando mais um passo em direção a esse objetivo. Nessa parceria com as ONGs, queremos ajudá-las a superar desafios, sejam do tamanho que forem, para melhorar o mundo”, afirma Carla Crippa, diretora de sustentabilidade da Ambev.