Jundiaí lança portal de empregabilidade para pessoas com deficiência

Na manhã desta segunda-feira (24), a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência (ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil), lançou o portal Inclusão, voltado ao estímulo da empregabilidade para as pessoas com deficiência (PCD). A iniciativa, viabilizada em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), foi apresentada em um fórum sobre empregabilidade e PCD, realizado no auditório da Unip Jundiaí.

Para o assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antônio dos Santos, a nova ferramenta traz ganhos para todos. “Tenho certeza de que saímos daqui fortalecidos no que se refere à tentativa de melhorar as condições de empregabilidade das pessoas com deficiência que vivem em Jundiaí. O emprego é importante porque ajuda a melhorar a autoestima e promove uma inclusão que é fundamental para a qualidade de vida da PCD”, destacou.

Presente ao evento, o auditor fiscal do trabalho e superintendente regional do trabalho do Estado de São Paulo, Marcos Antônio Belchior, falou sobre a importância de garantir o direito ao emprego às pessoas com deficiência. “É importante que essas pessoas se apropriem do conhecimento sobre a legislação, que avançou muito, e se utilizem disso para lutar pelos seus direitos”, comentou. Segundo Belchior, de 2005 para cá, a Superintendência Regional já incluiu cerca de 18 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Na abertura, atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) fizeram uma apresentação intitulada “Trenzinho do Caipira”. Em seguida, representantes da Cijun demonstraram como funciona o portal, que tem layout simples e é bastante intuitivo. A ferramenta “Hand Talk”, que facilita o entendimento por surdos e cegos e que está disponível em todos os sites da Prefeitura de Jundiaí, também foi apresentada.

Uma série de palestras sobre o tema, com a participação de especialistas de várias áreas, também fez parte da programação do fórum.