Luiz Fernando lança “Mobilidade Total” nos ônibus

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, lançou no último final de semana, no Terminal Cecap, uma série de novidades para o transporte coletivo de Jundiaí. Uma delas é o aplicativo para smartphones que mostra os itinerários de todos os ônibus da cidade, os pontos de paradas com conexão ao Street View do Google (com a foto da rua), além de um gráfico de quanto tempo vai levar para o ônibus chegar no ponto. (Veja no final da matéria como baixar o aplicativo)

Por meio de GPS instalado em toda a frota dos ônibus urbanos o passageiro fica sabendo em quantos minutos vai passar o coletivo.

Jundiaí vem investindo bastante para se transformar na cidade digital e com tudo mais rápido e fácil para a população.

A Prefeitura vem investindo em fibra ótica para ampliar o wi-fi nos terminais, monitoramento dos ônibus pela Guarda Municipal, pagamento com cartão de aproximação ou QR-Code, câmeras nos ônibus, GPS, aplicativo para denúncias de assédios ou vandalismo direto com a Guarda, treinamento dos motoristas e renovação da frota.

Cidade do futuro

“Nestes pouco mais de um ano e meio de gestão, empregamos esforços redobrados na Saúde e na Educação, o que nos dá espaço agora para investir de forma mais plena em outros setores, como o transporte público”, avalia Luiz Fernando. “Sabemos que a mobilidade urbana é uma das áreas que mais afeta o cotidiano de nosso cidadão, e é por isto que o ‘Mobilidade Total’ é um plano completo que dará outra cara ao transporte público de Jundiaí a partir de agora”, completa o prefeito Luiz Fernando.

Quando o ônibus vai chegar

Por meio do aplicativo é possível saber, por exemplo, quais as linhas vão passar na avenida Jundiaí e o tempo de cada ônibus. O passageiro que chegar às 15h08 na região do Parque da Uva ficará sabendo que:

Levaria 5 minutos para chegar o ônibus da linha 942 do Parque Eloy Chaves. Mais 11 minutos para passar o ônibus da linha 526 do Parque dos Ipês ou 13 minutos para passar a linha 527, do Jardim Guanabara.

Outra vantagem do aplicativo é que ele mostra o percurso que o ônibus vai fazer, por exemplo do Terminal Central para a Vila Rami. O usuário poderá se planejar dentro do “Mobilidade Total”, colocando para receber avisos.

Veja a tela abaixo:

Muitas novidades

A ideia é investir na qualidade do serviço de transporte coletivo em Jundiaí por meio do uso da tecnologia, renovação da frota de ônibus e revisão de linhas, dentre outras medidas. O plano prevê intervenções na infraestrutura de circulação, fiscalização e regulação para normalização, modernização e expansão dos serviços.

O Terminal Cecap foi escolhido para o lançamento do “Mobilidade Total” por ter já recebido um Centro de Supervisão, um dos pontos do programa. A iniciativa já permitiu também a instalação de GPS e câmeras em todos os ônibus; a implementação do sistema de pagamento com cartão de débito e crédito, e telefone celular com tecnologia por aproximação; reformas; e a disponibilização da consulta dinâmica das linhas de ônibus pelo Google Transit, entre outras realizações.

Prioridade para as reclamações do 156

Por meio do “Mobilidade Urbana”, a Prefeitura está revisando mais de 20 linhas municipais, que representam 60% das reclamações do 156. Uma das que serão criadas é a do Residencial Anchieta para a Rodoviária. Ou seja, os moradores vão chegar ao destino em menos de 10 minutos, contra mais de meia hora no deslocamento atual até o Terminal Rami.

Está em curso também outras reformas em todos os terminais e obras de melhorias na infraestrutura que compõe o sistema viário de Jundiaí.

O programa prevê ainda o uso da tecnologia QR Code para acesso no sistema de transporte coletivo e aquisição de viagens unitárias; transmissão das câmeras dos ônibus para o sistema de monitoramento de imagem da Guarda Municipal; expansão do WI FI nos terminais e transmissão on-line das informações de demanda dos passageiros pagantes.

O prefeito Luiz Fernando acompanha da Prefeitura, em tempo real, onde está cada ônibus na cidade

 

Ônibus novos serão comprados

Outro grande investimento será na renovação da frota – até 2019, e 60 novos ônibus devem ser incorporados ao sistema de transporte público jundiaiense ao longo dos próximos meses.

 

 

Baixe agora o seu aplicativo para acompanhar os ônibus. É grátis!

 

Sindicato dos Transportes destaca melhorias realizadas pela Prefeitura 

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Jundiaí e Região elogiou os serviços realizados pela gestão atual da Prefeitura de Jundiaí, que vem melhorando as condições de trabalho da categoria. “Durante a campanha, o prefeito Luiz Fernando Machado se comprometeu que faria uma sala de descanso e refeitórios para os motoristas nos terminais e ele está cumprindo com a palavra. As salas estão sendo entregues gradualmente e quatro terminais já dispõem dessa melhoria para os trabalhadores”, disse Márcio Pettinati, diretor do sindicato.

A capacitação dos motoristas foi citada pelo diretor Paulo Ataíde como outro compromisso cumprido pelo prefeito Luiz Fernando. “Agora tem um ônibus do Programa Bom Motorista que fica parado nos terminais dando orientações importantes para os profissionais do transporte sobre segurança, direitos do consumidor e direção segura, entre outros”, explicou.

Já Laurindo que é presidente do Sindicato destacou a renovação da frota de ônibus que começou a ser feita nos últimos meses. “Quanto mais novos forem os veículos, melhor para os motoristas e cobradores que têm condições dignas de trabalho. Os passageiros também ganham em conforto. Os carros novos têm entrada USB, que é um diferencial”, afirmou o presidente. Até janeiro de 2019, estarão nas ruas 60 novos veículos do programa “Mobilidade Total”, lançado semana passada pela Prefeitura.

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) informou que, além das melhorias citadas pelo sindicato, já investiu cerca de R$ 200 mil em reformas nos sete terminais urbanos de Jundiaí. Todos os terminais passaram por serviços como pintura das paredes, implantação de nova sinalização, reforma dos banheiros, grafitagem, entre outros.