quinta-feira, 4, junho, 2026, 01:02
CIDADES

UPA do Vetor Oeste terá unidade do SAMU

Dos 1.250 atendimentos feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por mês, 13% são do Vetor Oeste. Essa região, distante 17 km do Centro de Jundiaí ganhará, a partir do dia 1 de dezembro, com a entrega feita pelo Prefeito Luiz Fernando Machado da Clínica da Família e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma base descentralizada do serviço, que proporcionará redução em 73% do tempo de resposta para o atendimento das ocorrências da área.

“O vetor Oeste cresceu muito e 17 km distante do Centro. Com a Clínica da Família e a UPA o modelo de atenção em saúde será reformulado, com maior resolutividade, ou seja, as pessoas não terão de deixar a sua região para ter sua necessidade atendida. Com o SAMU no local, o investimento é completo, desde a atenção básica até o atendimento de urgência e emergência”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

A base descentralizada no Vetor Oeste será equipada com uma viatura básica do SAMU, deslocada da Ponte São João, que atenderá as ocorrências daquela região, em estimados 8 minutos – dependendo da localidade -. O tempo significa redução de 73% em relação aos 30 minutos já registrados por conta do trânsito. O atendimento permanece pela central 192.

“O tempo para o atendimento de uma ocorrência é determinante para o sucesso no salvamento. Com o SAMU, o paciente será socorri, nos casos especificados conforme a necessidade, na UPA e com posterior encaminhamento para a Clínica da Família ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Os casos de alta complexidade serão estabilizados e enviados para os hospitais de referência (São Vicente e Universitário)”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.