Itupeva dá continuidade ao Mutirão contra a Dengue

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) informa que a cidade encerrará mais uma etapa do Mutirão contra a Dengue.

De acordo com a gerente da UVZ, Gilmara Breda, a 4ª etapa da ação acontecerá neste sábado (6), das 8 às 15 horas, nos bairros Morro Alto e Bomfim. Além disso, ainda no mês abril, com data e horário a serem definidos e divulgados nos próximos dias haverá um novo mutirão. “A princípio, a ação ocorrerá em bairros mais críticos, tendo em vista as últimas vistorias, quando foram encontradas larvas do mosquito transmissor da Dengue (o Aedes aegypti) em residências”, comenta.

Gilmara afirma que o mutirão se faz necessário, pois há muitas confirmações da doença nas cidades que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí. “Além disso, a ação é fundamental para prevenir e orientar a população”, explica.

Balanço
Segundo a gerente da UVZ, até o momento são 11 casos positivos da doença em Itupeva. “O trabalho é focado para evitarmos futuros casos, mas, em tempo, lembro que dependemos da conscientização de toda população. Afinal, trata-se de um trabalho em conjunto e cada um fazendo sua parte será possível combater o mosquito”, afirma Gilmara, ressaltando que os 11 casos positivos estão em investigação, com a possibilidade de serem importados. Além disso, os pacientes já receberam visitas da Vigilância Epidemiológica, da UVZ e estão em tratamento.

Orientação
A UVZ reforça que o único meio de prevenção é a eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes aegypt. “A população precisa verificar possíveis focos em vasos de flores e plantas, pneus, garrafas, bandeja de geladeira, ar-condicionado, entre outros”, detalha Gilmara.

Denúncias
O setor da UVZ recebe denúncias pelo telefone 156 da Ouvidoria Municipal. “Em casos de identificações de focos de criadouros do mosquito, o proprietário será notificado”, encerra Gilmara.