Jundiaí é modelo em alimentação saudável

A convite do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Prefeitura de Jundiaí teve participação de destaque no Seminário Alimentando Políticas – Da Ciência ao Prato: políticas públicas para uma alimentação saudável. O evento foi realizado no Teatro Liberdade, em São Paulo.

A diretora de Abastecimento da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Verônica Pavan, participou do painel “Superando os obstáculos para uma alimentação saudável: acesso à informação e oferta de alimentos saudáveis”, realizado no primeiro dia de evento, com uma apresentação sobre “Monitorando o ambiente alimentar – a perspectiva da gestão do município de Jundiaí”. O encontro contou com a participação de pesquisadores renomados e especialistas no tema, além de convidados especiais.

Em abril passado, o Idec destacou a gestão de Abastecimento em Jundiaí com um exemplo a ser seguido por outros municípios, dentro do programa “Alimentando Políticas”, após um Acordo Técnico estabelecido entre a Faculdade de Saúde Pública da USP e a Prefeitura de Jundiaí.

 

Referência

O site da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo e o mapeamento realizado pela unidade foram citados pelo instituto como bons exemplos de políticas públicas em todo o País. “Com os dados compilados pelo departamento é possível observar a distribuição espacial dos equipamentos de abastecimento no município, levando produtos hortifrutigranjeiros e outros produtos in natura, como sugere o Guia Alimentar Brasileiro, para lugares menos privilegiados e com isso melhorar a alimentação local”, explicou Verônica Pavan.

Além do mapeamento desses equipamentos, os artigos publicados por meio de pesquisas aplicadas no município pela Faculdade de Saúde Pública da USP trouxeram muitos outros dados, referentes a todos os comércios do município, o que veio somar ao trabalho que já vem sendo realizado pelo departamento da Unidade.

 

Evento

A iniciativa Alimentando Políticas é um projeto independente, de pesquisa, que promove fundamentação científica para gestores públicos preocupados em criar políticas públicas efetivas relacionadas à alimentação e à nutrição.

O objetivo do Seminário Alimentando Políticas do Idec é apresentar e discutir os resultados de pesquisas sobre os obstáculos para uma alimentação saudável. O público-alvo são profissionais que atuam em políticas públicas de alimentação e nutrição e gestores dos poderes Executivo e Legislativo, local e federal.