Crianças aprendem e ensinam educação ambiental

Cerca de 175 alunos da EMEB Profa. Judith de Almeida Curado Arruda, no Cidade Nova, colocaram em prática na manhã desta quarta-feira (13) o que aprenderam sobre educação ambiental e compartilharam os ensinamentos com a população do bairro. Os estudantes participaram de um mutirão para conscientizar a população de Jundiaí sobre a importância da coleta, descarte correto e reciclagem dos resíduos sólidos.

A ação fez parte do projeto RenovAção de Educação Ambiental, uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE). A execução técnica foi do GAIA Social (instituição especializada em iniciativas socioambientais). O projeto foi articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) de Jundiaí, e faz parte do programa Escola Inovadora.

Os alunos caminharam pelas ruas do Cidade Nova distribuindo um folder plástico para ser fixado em geladeiras, informando a importância da reciclagem e dando dicas importantes a respeito do tema. Na parte de baixo do material, quem o recebe pode marcar o dia em que a coleta seletiva passará pelo bairro.

O projeto RenovAção busca estimular entre os estudantes e a população do entorno das escolas a adoção de hábitos capazes de promover a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos, bem como o consumo econômico de água. O mutirão comunitário tem ainda a proposta de contribuir para a redução dos casos de dengue nas regiões das unidades de ensino.

“O RenovAção segue os três eixos do Escola Inovadora: a melhoria na qualidade do ensino dos alunos, a modernização da ambiência e infraestrutura escolares e os investimentos na formação dos educadores. Estamos formando agentes da transformação e eles vão para a rua chamando os munícipes a participar das ações ambientais”, destaca Marjorie Samira Ferreira Bolognani, diretora do Departamento de Ensino Fundamental da UGE.

“Temos o compromisso de contribuir com a educação, o desenvolvimento local e o meio ambiente nas comunidades onde atuamos. Por isso, incentivamos ações em prol de transformações essenciais para o futuro. Quanto mais cedo o tema for abordado, maiores serão as chances de despertar nos cidadãos a consciência pela preservação”, afirma a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora.

 

Garoto engajado

Davi Alves Silva tem nove anos e está no 3º ano do Fundamental I da EMEB Profa. Judith de Almeida Curado Arruda. “Gosto muito deste tipo de evento. É importante as pessoas saberem da importância da reciclagem”, disse. “Eu já faço brinquedos com material reciclado e minha mãe cria vasos com garrafas PET”, emendou Davi.

 

O menino e os colegas entregaram muitos folders aos moradores, sempre acompanhados pelos professores e por guardas municipais. Os alunos tocavam a campainha das casas e, se não tinha ninguém naquele momento, o material era depositado na caixa de correio.

A moradora Maria do Carmo Duarte foi uma das que recebeu o folder e gostou do mutirão realizado no Cidade Nova. “A ideia é muito boa. É desde pequeno que se aprende este tipo de coisa, para que quando estes meninos e meninas forem adultos possam ser pessoas mais responsáveis e conscientes”, finalizou.

Desde o início do projeto, em setembro deste ano, já foram capacitados 1.614 alunos multiplicadores. Ao todo, o RenovAção busca sensibilizar um universo de seis mil pessoas em Jundiaí, entre alunos, funcionários das EMEBs participantes e a comunidade no entorno.