Cabreúva troca óleo doméstico por produtos de limpeza

Você sabe o que fazer com o óleo doméstico usado? As moradoras do Centro de Cabreúva, Cristiane Aparecida Silveira Pontes e Olda de Oliveira Freitas, dão exemplos de consciência e sustentabilidade quando é esse o assunto. Elas são participantes assíduas do programa Ecotroca, da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos do município.

Ambas juntam boas quantias de óleo em casa e chegam até a pedir para vizinhos e familiares. Depois, levam até a Diretoria de Meio Ambiente, um dos cinco pontos de troca do Ecotroca.

No local, a cada dois litros de óleo, ganham um detergente. Por seis litros é possível escolher entre 5 litros de água sanitária ou desinfetante. “Antes eu jogava tudo fora. Agora, além de dar destino correto para o óleo, também ganho os produtos que ajudam e fazem a diferença na limpeza da minha casa e no meu orçamento, pois estou desempregada”, comenta Cristiane.

Assim como ela, Olda, que é catadora de recicláveis, faz questão de fazer as trocas com frequência. “Eu uso demais os produtos. Peço óleo nos comércios e para os amigos. Além disso, encontro muito no meio do lixo. Muita gente não sabe o que fazer com esse produto.”

A Ecotroca foi implementada por meio de Projeto de Lei, em 2015, e é sucesso no município. Entre outubro de 2018 até setembro de 2019, mais de 2550 litros foram trocados por moradores da cidade. O produto é encaminhado para uma empresa especializada, que  transforma o óleo em matéria-prima para biodiesel.

MAIS – A secretária de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos de Cabreúva, Rose Timporim, destaca que quando o óleo de cozinha é despejado pela pia ou no ralo, ele não se dilui, e além de contaminar a água, ele também entope os encanamentos.

Ela conta que o programa é sucesso na cidade e, de vez em quando, rola até uma fila de espera para pegar o material de limpeza. “O produto é um incentivo para que as pessoas tragam o óleo. A nossa demanda tem sido positiva e a ideia é de que seja ainda maior.”

 

PONTOS DE TROCA (atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h)

 

  • SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE: Praça Alberto Mesquita Camargo, sem número, Centro
  • ECOPONTO DO VILAREJO: Rua Monsenhor André Mortari, 101, Vilarejo
  • ECOPONTO DO VALE VERDE: Avenida Vale Verde, sem número, Vale Verde
  • ECOPONTO DO PINHAL: Rua David Marcassa Lopes, 577, Pinhal
  • ASSOCIAÇÃO COMERCIAL: Rua Maranhão, 492, Jacaré