Imagens mostram abandono de filhotes na porta do DEBEA

Três filhotes fêmeas de cães vira-lata foram abandonados por dois indivíduos, ainda não identificados, na frente da sede do Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA) de Jundiaí, no Parque Centenário. Os animais estavam em uma caixa e passaram a madrugada expostos à chuva que caiu na cidade.

Eles foram cuidados pelos primeiros funcionários do DEBEA que chegaram para trabalhar. Os animais serão castrados e colocados para adoção. Quem se interessar pode obter mais informações sobre a adoção pelos telefones (11) 4582-2685 e 4582-2649.

As imagens dos dois responsáveis pelo abandono já estão sendo checadas e, assim que forem identificados, eles devem ser chamados para prestar esclarecimentos. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia. Vale lembrar que as câmeras de videomonitoramento de Jundiaí já flagraram outros casos similares.

 

É crime

Abandono e maus tratos a animais são crimes, de acordo com os artigos 32 da Lei Federal 9.605, de 1998, e 164 do Código Penal. O primeiro artigo – pertencente à Lei de Crimes Ambientais – prevê, em caso de condenação dos acusados, detenção de três meses a um ano e multa. Já o artigo 164 do Código Penal tem pena de detenção de 15 dias a seis meses ou multa.