Itatiba recebe 900 doses da vacina pentavalente

Itatiba recebeu, por meio da Central de Imunização, 900 doses da vacina pentavalente e 400 doses da vacina DTP (Tríplice Bacteriana), que protege contra difteria, tétano e coqueluche.

O desabastecimento atinge todo o Brasil desde o segundo semestre do ano passado, quando lotes das doses deixaram de ser repassados aos municípios brasileiros pela ANVISA, que suspendeu a importação das doses produzidas por uma empresa indiana.

Para que aos poucos toda a demanda seja atendida, Itatiba vai distribuir as doses inicialmente para as crianças que já estão com os nomes em lista de espera nas unidades de saúde e posteriormente por prioridades, favorecendo inicialmente os bebês de 2 meses que não receberam nenhuma dose anterior.

Outro ponto importante é que, devido à determinação do Ministério da Saúde por mudança no sistema de informação dos imunobiológicos, as crianças que não tiverem cartão SUS não poderão ser vacinadas. Por isso, é importante que os pais e responsáveis providenciem o cartão caso a criança ainda não o tenha.

Sobre a vacina pentavalente, o Ministério da Saúde informou que até o mês de março a situação estará normalizada.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida na Central de Imunização, 4524 0934 ramal 216 ou diretamente no ACE sala 53 (no Prédio do SUS) – falar com Débora.