Retiro recebe investimentos em PA e Nova UBS

Já teve início a obra para a readequação das entradas do prédio do Pronto Atendimento (PA) Retiro e da Nova UBS do bairro, separando os usuários do serviço de Atenção Básica do atendimento de Urgência e Emergência.

Essa será apenas uma das melhorias que serão realizadas no equipamento, localizado na Rua Maria Lúcia de Almeida, 100 – Vila Nova Espéria. Com investimento de R$ 731,5 mil, o prédio terá ampliação em 15% na área construída, além de nova ambiência, acessibilidade e a construção de quiosque para as atividades de promoção da saúde.

“Fizemos investimentos na área da saúde nos três primeiros anos de gestão e, agora, como resultado das ações de planejamento, temos recursos substanciais para executar novas obras em Unidades Básicas, sempre tendo como princípio assegurar melhores resultados na oferta do serviço às pessoas”, explicou o Prefeito Luiz Fernando Machado. “Somente este ano, são R$ 14 milhões já garantidos para o setor de saúde, que já deu início à programação de obras, como é o caso da UBS e PA Retiro”, afirma.

De acordo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera, o investimento realizado será para a adequação do espaço da Nova UBS Retiro. “Teremos acessibilidade, ambiência e resolutividade para o atendimento de população estimada em 15,6 mil pessoas (IBGE).

Os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’ também serão implementados nos serviços para que a população possa avaliar o atendimento e melhorar, ainda mais, o serviço prestado”, destaca. Além das adequações físicas, que ampliarão o prédio dos atuais 657 metros² para 760 metros², o espaço ganhará novo mobiliário e equipamentos. Os recursos são provenientes do Avança Jundiaí e próprios.

Ao longo dos três anos da gestão, a Saúde recebeu investimentos para a equalização das dívidas, melhorias nos espaços e ampliação de oferta no atendimento, com a inauguração da Clínica da Família, Novas UBSs, reformas no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), aquisição de equipamentos e ampliação de oferta de exames em até 50%, atendimento oncológico integral em até 60 dias, eliminação da fila de espera para cirurgias infantis e a qualificação dos atendimentos a partir dos programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’.