Professores passam por atualização pedagógica

Pelo terceiro ano consecutivo, a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí realiza a Semana de Atualização Pedagógica para os educadores da rede de ensino municipal. As atividades serão realizadas entre os dias 5, 6 e 7 de fevereiro, em vários espaços da cidade, com objetivo de oferecer servidores temas atuais que podem ser utilizados como ferramentas para o desenvolvimento das aulas para as crianças atendidas entre as creches, Ensino Infantil e Ensino Fundamental.

“De 2017 a 2019 reconstruímos a história da Educação Municipal considerando seus 75 anos. Relembramos os patronos e patronas das unidades escolares da rede, educadores e educadoras que construíram espaços, lugares e pedagogias que fizeram das nossas escolas o que elas são atualmente. A Educação é uma construção diária. Todas as palestras, oficinas, workshops e vivências terão a finalidade de abordar os temas da contemporaneidade educacional trazendo para além da reflexão e da teoria, ações e estratégias que contribuam para uma escola mais ativa, que compreenda as crianças na atualidade. Esses são objetivos do Programa Escola Inovadora”, explica a gestora da Educação, Vasti Ferrari Marques.

As ações educativas que garantem a aprendizagem e ampliam o “saber o que ensinar” e “como ensinar” dos profissionais da rede de Jundiaí. Nessa perspectiva foi construído o Currículo Jundiaiense, em um processo democrático que contou com a participação de setecentos atores das escolas da rede pública municipal e criado Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), que tem o objetivo de estimular as políticas públicas de continuidade trazendo a escola para práticas inovadoras e, trazendo as práticas inovadoras das escolas para o Centro.

A programação pode ser consultada no site da Prefeitura de Jundiaí. São cerca de 4 mil servidores que participação das mais de 100 atividades disponíveis totalmente gratuitas e exclusivas para os servidores.