Educadores esportivos participam de capacitação na ESEF

Educadores esportivos do TIME Jundiaí, da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, que atuam com o Programa Esporte Campeão, participaram na tarde desta quarta-feira (12) de uma capacitação com o fisioterapeuta Manoel Vieira de Sousa. “Exercícios Preventivos” foi o tema da conversa, que aconteceu na Escola Superior de Educação Física (ESEF), no CECE Nicolino de Lucca, o Bolão. O Programa Esporte Campeão é desenvolvido pelo Departamento de Esporte de Formação e Rendimento da Unidade.

A capacitação incluiu uma parte teórica e exercícios práticos e contou com a presença de 33 educadores envolvidos com treinamento e seis estagiários. “O objetivo do encontro foi alertar para a prevenção de lesões esportivas, quais são as mais comuns e em que modalidades essas lesões mais ocorrem”, disse Manoel, pós-graduado em Fisioterapia aplicada à Ortopedia e Traumatologia pela Unicamp, em 2006. Ele se formou no ano anterior pela UNIP.

Ainda segundo o especialista, os fatores que contribuem para contusões em atletas dependem de seu nível competitivo e, claro, da modalidade. “As lesões mais frequentes são as musculares, de entorse no tornozelo e as de joelho, ombro e coluna”, emendou.

“Quanto ao joelho, existem problemas mais ‘catastróficos’, como a lesão de ligamento, e aquele referente à cartilagem, que aparentemente é mais simples e não exige tempo de tratamento tão longo, mas pode encurtar a carreira de um atleta. A prevenção é bastante recomendada para diminuir a chance de contusões mais sérias”, completou o fisioterapeuta.

Para o gestor de Esportes, Luiz Trientini, a capacitação desta quarta-feira foi importante para os educadores da unidade de Gestão. “Investimos constantemente em encontros como esse para que nossos professores possam adquirir conhecimentos sobre diferentes assuntos e estejam aptos a prestar o melhor serviço aos alunos e atletas. A prevenção, reforçada nesta capacitação, é um dos elementos mais importantes na vida de um esportista”, destacou Trientini.