Procon alerta para golpe com ligações do próprio número

O Procon-SP publicou um vídeo no YouTube em que faz um alerta sobre golpes virtuais que utilizam o próprio número de celular da vítima. Nas imagens, o diretor executivo do órgão, Fernando Capez, cita o crescimento de casos envolvendo o golpe.

“Estamos recebendo reclamações de consumidores neste sentido. Se você receber uma ligação do seu celular com o seu número, não atenda. Verificando pelo visor que o número que te liga é o seu, recuse a ligação”, disse.

Capez falou ainda que “fraudadores estão aplicando golpes e eles só precisam de dez segundos na ligação” para roubar dados e informações da vítima.

O golpe citado pelo Procon-SP acontece por meio de spoofing, uma técnica usada por hackers para ludibriar vítimas por meio da falsificação de identidade ou de aparelhos em meios digitais.

Esse recurso é muito utilizado no Brasil como artifício de engenharia social. Os golpistas usam, além do próprio celular, páginas de internet e emails falsos para enganar vítimas e obter informações verídicas delas. Com esses dados, acessam ferramentas digitais, como contas de WhatsApp do alvo, para todo tipo de golpe, como pedir dinheiro a contatos.