Poupatempo reabre na quarta-feira

Os postos do Poupatempo no Estado ficam fechados durante o Carnaval.

Segundo o Governo o atendimento ao público volta ao normal na quarta-feira de cinzas, dia 26, a partir das 12 horas.

Quem precisar de algum serviço do órgão deve fazer agendamento pelo site www.poupatempo.sp.gov.br..

O Poupatempo também atende pelo telefone celular no número (11) 4135-9700, horário comercial.

Quando renovar documentos

Registro Geral
O RG é um documento básico que permite o acesso a serviços públicos e privados de educação, saúde e assistência social. Ele é essencial para pessoas de todas as idades e classes, desde crianças até idosos.

O RG não possui prazo de validade, mas é recomendado renová-lo a cada 10 anos e mantê-lo em boas condições para evitar problemas na hora de utilizá-lo.

Passaporte
O passaporte é um documento de identificação exigido para realizar viagens internacionais. Ele é emitido pela Polícia Federal e possui validade de 10 anos. Para menores de 18 anos, a validade é definida de acordo com sua faixa etária.

O passaporte não pode ser renovado, portanto, quando sua validade expira é preciso fazer uma nova solicitação e assim gerar um novo documento.

Carteira Nacional de Habilitação
A CNH é um documento exigido para conduzir veículos que pode ser expedido para pessoas a partir de 18 anos de idade. Atualmente, a validade é de 5 anos, mas o governo pretende estender para 10 anos. No caso de condutores com mais de 65 anos, a validade atual é de 3 anos.

Quando a validade expira, é preciso realizar uma prova teórica e um exame médico para conseguir a renovação.

Título de Eleitor
O título é um documento exigido para votar nas eleições que pode ser expedido para pessoas a partir 16 anos e passa a ser obrigatório para pessoas a partir de 18 anos. Sua validade não expira.

Porém, o título pode ser cancelado caso o eleitor não vote em três eleições consecutivas

caso seja constatada duplicidade de títulos, caso ele perca direitos políticos ou caso não compareça ao Cartório Eleitoral do município em que vota se houver revisão do eleitorado.