Jundiaí tem vagas para programa contra o tabagismo

O tabaco é um dos grandes vilões da saúde e causador de diversas doenças. Para ajudar os interessados a abandonar o consumo dos cigarros, a Prefeitura de Jundiaí oferece o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), disponível em várias Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs, Clínica da Família, Núcleo Integrado da Saúde (NIS) e Complexo Argos. A procura pelo serviço cresceu mais de 30% em 2019, alavancada pelas novas turmas abertas.

“Os encontros são formatados para que seja oferecido todo o apoio necessário às pessoas interessadas em deixar de fumar, com subsídios para superar a doença. Além das informações técnicas sobre o tabaco, suas composições e como afeta o organismo, durante os encontros os pacientes conversam com pessoas que já passaram pelo processo de abandono do tabaco. Aqueles que precisam de apoio medicamentoso também recebem as prescrições para auxiliar no tratamento, tudo gratuitamente”, explica o médico coordenador do programa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Carlos Costa.

O coordenador comemora os números crescentes registrados no ano passado. “Em 2018 tivemos 500 pacientes e em 2019 o número saltou para 692, um crescimento de 38% na participação”, detalha, lembrando que o programa foi implementado na Clínica da Família do Novo Horizonte.

Atualmente estão com vagas abertas os grupos PAIT do NIS, Complexo Argos (encontros serão realizados no anfiteatro da Biblioteca Professor Nelson Foot), UBS Agapeama/Vila Esperança e UBS Morada das Vinhas. Para se inscrever basta comparecer aos locais com a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento com foto.