Moradora de Jundiaí estava no mesmo voo de vítima do Coronavírus

A Prefeitura de Jundiaí informou, por meio de nota, que uma moradora da cidade está sendo acompanhada pela área da Saúde. Ela viajou no mesmo voo em que um empresário de São Paulo que teve confirmação de ter contraído o Coronavírus na Europa.

Em Campinas também há acompanhamento de uma pessoa do mesmo voo.

Em Vinhedo três pessoas, parentes desse empresário, estão sendo monitoradas.

Em Valinhos há mais duas pessoas que participaram de almoço no domingo com esse empresário.

Veja a nota da Prefeitura de Jundiaí na íntegra:

Nota Oficial

Mantendo o padrão de transparência empregado pela gestão, bem como a forma proativa de trabalho, a Prefeitura de Jundiaí informa que a cidade conta com uma pessoa em observação para o Novo Coronavírus (COVID-19). A pessoa viajou no mesmo voo do primeiro caso confirmado da doença no Brasil (um homem de 61 anos, em São Paulo).

Até o momento a moradora de Jundiaí não apresenta os sintomas característicos como febre, tosse ou dificuldade respiratória.  Como preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), a pessoa está em observação pela equipe de Vigilância em Saúde de Jundiaí pelo período de 14 dias.

É importante frisar que a cidade não registra casos suspeitos, confirmados ou descartados da doença.

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por diversos canais, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos ou particulares.

Para evitar a doença são indicadas as medidas já conhecidas e simples de higiene das mãos com água e sabão várias vezes por dia, evitar contato das mãos com os olhos, boca e nariz, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e evitar locais aglomerados e sem ventilação. Em caso de suspeita, é fundamental buscar por Pronto Atendimento (PAs) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste ou equivalentes privados e se dirigir imediatamente à recepção, informar sobre os sintomas e ser encaminhado conforme o protocolo determinado.