quinta-feira, 4, junho, 2026, 19:10
JUNDIAÍ

Caminhada celebra 37 anos de tombamento da Serra do Japi

Para comemorar os 37 anos de tombamento da Serra do Japi e o Dia da Serra do Japi, ambos celebrados no dia 8 de março, o Grupo Defensores da Serra do Japi promoverá uma caminhada aberta à toda população.

O evento visa relembrar a 1ª Caminhada Manifestação, no mesmo local, em 1978, pedindo o Tombamento da Serra do Japi que se deu logo depois graças ao saudoso professor e geógrafo Aziz Ab’Saber, presidente, na época, do CONDEPHAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

A caminhada será em via pública, de terra, pelo lado do Bairro Malota.

ENDEREÇO: Estrada Antiga da Malota = Av. Brasil Tâmega = continuação da Av. Comendador Gumercindo Barranqueiros.

PONTO DE ENCONTRO: 8:00h embaixo do viaduto da Rod. dos Bandeirantes.

SAÍDA: 8:30h

DESTINO: Aprox. 5Km com várias subidas até a porteira de entrada da Rebio (Reserva Biológica). Um pequeno descanso e rápida conversa. Ótima oportunidade para vocês tirarem dúvidas sobre a nossa Serra do Japi.

RETORNO: mesmo caminho e dispersão embaixo do viaduto da Rod. dos Bandeirantes.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
1- É uma CAMINHADA. Não serão permitidos carros, motos, bicicletas ou cavalos.

2- Estacionamento: Deixar em local apropriado no asfalto e seguir a pé até o ponto de encontro ou Uber.

3- Teremos o apoio da Guarda Municipal e Trânsito.

4- Não é permitido gritos, instrumentos musicais, fogos de artifício ou rojões, aparelhos de som, armas, facões, bebida alcoólica.

5- Deverão ir com roupa leve, sapato confortável, levar capa de chuva em caso de chuva, blusa pois é sempre mais frio, sacola plástica para colocar o lixo, documento de identidade, água suficiente para ir e voltar, alimento fácil de comer enquanto caminha.

6- PROIBIDO jogar qualquer coisa no caminho, inclusive restos de frutas.

7 – Recomendamos boné, protetor solar, cajado, binóculos, câmera fotográfica.

8- É NECESSÁRIO ESTAR ALIMENTADO para não haver queda de pressão.

9- Haverá caminhada com chuva, a não ser que chova muito e seguidamente.

10- Até o momento não há confirmação da presença de banheiros químicos no trajeto.

11- DOAÇÃO para a MATA CILIAR: serão recolhidos, no local, doação de sobras de material de construção, enxadas, carriolas. Se tiver, vá até o local para deixar o material.

12- Se houver outros apoiadores, coletivos, ONGs que queiram participar ou contribuir, na divulgação ou de alguma outra forma, entrem em contato o grupo.

Defensores da Serra do Japi