Jundiaí cria comitê para enfrentar o Coronavírus

A primeira reunião do Comitê Hospitalar de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, criado pela Prefeitura de Jundiaí, foi realizada na tarde desta terça-feira (10), na Sala de Situação do Paço Municipal. O grupo reúne representantes de todos os hospitais instalados no município – públicos e privados – além de representantes de departamentos da Unidade de Gestão da Promoção da Saúde e tem como objetivo manter alinhados os protocolos de atendimento aos casos suspeitos do Novo Coronavírus.

“O Comitê é fundamental para combater o avanço da doença. Já foram discutidos avanços nos protocolos de atendimento de forma a oferecer o melhor serviço à população. A transparência é fundamental para que a população tenha conhecimento sobre como está a situação na cidade”, detalha Prefeito Luiz Fernando Machado.

Com a participação de representantes dos hospitais: São Vicente de Paulo, Universitário, Regional, Unimed, Santa Elisa, Pitangueiras e Paulo Sacramento, o encontro reafirma os trabalhos que já foram iniciados, a partir das primeiras notificações de casos suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus (COVID-19). “A troca de experiências é fundamental entre os serviços para que as necessidades sejam sanadas, após as capacitações – realizadas no mês de fevereiro”, ressalta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

 

Protocolos

Sem registrar casos confirmados da doença, Jundiaí segue as determinações do Ministério da Saúde para a classificação de casos suspeitos, sendo necessário o histórico de viagem e sintomas característicos (febre, tosse e dificuldade respiratória) ou sintomas aliado ao contato com pessoa confirmada ou suspeita da doença. Todos os serviços de Saúde contam com banner de orientação para que a população com sintoma suspeito procure imediatamente o atendimento para receber a máscara de proteção, bem como ser encaminhada para o atendimento em isolamento, onde será  avaliado pelo médico e ter as amostras colhidas para análise no Instituto Adolpho Lutz. O tempo médio para a liberação do resultado é de 6 a 10 dias.

As medidas preventivas e os Boletins Epidemiológicos estão disponíveis no portal da Prefeitura de Jundiaí para a consulta da população. A medida tem por objetivo a transparência e o combate às informações falsas.