Programa capacita jovens para o mercado de trabalho

Uma nova turma com cerca de 30 jovens e adultos deu início às Oficinas de criatividade para o mundo de trabalho, promovidas por parceria da Prefeitura com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Os oito encontros semanais, realizados às quintas-feiras na Escola de Gestão Pública, são voltados para jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade, com registro no Cadastro Único, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio. O tema do encontro dessa quinta-feira (12) foram os tipos de trabalho.

Os integrantes deste módulo são foram indicados pelos equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, como os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Nos encontros, são tratados temas como identidade, trabalho, elaboração de currículo, processo seletivo, imagem pessoal, liderança e trabalho em equipe, ética e planejamento pessoal. Ao final do curso, os participantes recebem certificado do CIEE e ficam com cadastro no banco de talentos do CIEE (onde passam a ter prioridade) e no banco “Jovens do Futuro” da Prefeitura para contratação.

A gestora-adjunta da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, comemora a parceria. “Esta é uma colaboração muito positiva da Prefeitura com o CIEE, cuja proposta é dar aos jovens uma bagagem mínima para acessar o mundo do trabalho. Além da formação, o grande diferencial dado a seu formato permite que os jovens capacitados acessem as vagas de emprego, por meio da indicação para banco de talentos”.

 

Os colegas Kevin Daniel (20 anos), da vila Marlene, Emily Teles (17) do Jardim Santa Gertrudes e Janine Barreto (17) do Jardim São Camilo acompanham juntos o curso. “Já concluí o Ensino Médio e estou desempregado. Quis participar do curso para agregar conhecimento. Tem sido muito interessante”, comentou o rapaz.

Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever nos Cras ou no Creas. O próximo módulo será realizado no Cras Vista Alegre, voltado a jovens da região do Rio Acima. Estão previstas as realizações de dois novos módulos no segundo semestre, um com início em agosto e outro em outubro.

 

Mais capacitações

Além da parceria com o CIEE, a Unidade viabiliza também o Acessuas Trabalho e o Programa Especialista em Capacitação (PEC), iniciativas de preparação e orientação de jovens e adultos para acesso ao mundo do trabalho. O Acessuas é um programa ligado ao Ministério da Cidadania, com ações no Município desde 2017. Já pelo PEC os encontros são realizados aos sábados durante três meses e são voltados a jovens com 15 e 16 anos, numa parceria com as Faculdades Anhanguera.