quinta-feira, 4, junho, 2026, 19:48
CIDADES

Idosos devem fazer estoques de remédios

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse em entrevista coletiva que o Brasil vai passar por um período de até 90 dias de ‘estresse’ por causa do Coronavírus. A cada dia os números vão aumentar de pessoas infectadas e os hospitais não vão dar conta de atender todos os pacientes em estado grave.

O ministro sugeriu aos idosos que façam estoques de remédios, para que não tenham de sair de casa no pico da curva de explosão do Coronavírus.

O próprio Ministério da Saúde publicou nota dando dicas para os aposentados, para manterem seus estoques de medicamentos de uso contínuo por dois a três meses.

O ministro também vai cobrar dos governos dos Estados que antecipem as entregas de remédios para as pessoas que utilizam a farmácia de alto custo, por exemplo.

O Ministério pede para os idosos comprarem já os remédios que vão usar no período de 60 a 90 dias, inclusive Ibuprofeno, que tem sido desaconselhado para tratamento do Coronavírus.

Segundo o ministro, é melhor o cidadão pedir informações ao médico, do que suspender por conta própria o medicamento, porque daí sim é que vai passar mal.

Também devem fazer estoque de paracetamol para o período, a fim de evitar de cruzar com possíveis doentes pelo Coronavírus nas ruas.

Os idosos que utilizam de fraldas geriátricas também devem fazer esse estoque, na medida que vai utilizar. O Governo orienta a não fazer grandes estoques e causar desabastecimento, deixando outras pessoas que precisam sem os produtos nos mercados.

O ministro disse ainda que as empresas precisam encontrar meios de continuar produzindo, porque a população ainda vai precisar consumir produtos, ainda mais alimentos.