Como alimentar as crianças nesses dias

Manter uma alimentação nutritiva é muito importante, independentemente da situação. Afinal, ela faz parte das ações necessárias para garantir a desejada qualidade de vida. Com a pandemia de coronavírus, comer bem se transformou em uma necessidade, ajudando assim a manter o organismo blindado. Se para os adultos essa tarefa já não é tão fácil, convencer as crianças sobre a importância de uma dieta equilibrada se transforma em um desafio.

Por isso, os pais precisam de um pouco de paciência e criatividade para auxiliar os filhos. Em linhas gerais, uma refeição saudável possui uma combinação formada por proteína, carboidrato, fibras, vitaminas e sais minerais.

Exemplo faz a diferença

O primeiro passo para obter sucesso nessa missão é convencer através do exemplo. Não adianta pedir para a criança comer alface se os pais evitam as verduras. Fazer as refeições juntos, na mesa, ajuda nessa situação.

Orientar também tem papel fundamental. Para isso, utilize a criatividade. Para isso, crie histórias para ensinar os benefícios dos alimentos saudáveis. Com isso, fica mais fácil conquistar a atenção das crianças.

Cuidado com os doces

Evite também manter na dispensa uma grande quantidade de guloseimas. O acesso fácil aos doces certamente se tornará um adversário na luta por uma dieta equilibrada. Afinal, como convencer uma criança a comer verdura ao invés de uma barra de chocolate ou um biscoito?

Apesar disso, não é preciso eliminar da casa todos os doces e guloseimas. Mas é preciso deixar claro qual o momento certo para o consumo, ensinando ainda sobre a importância de evitar o exagero.

Refrigerantes e sucos de caixinha com adição de açúcar e conservantes podem ser substituídos poder deliciosos sucos naturais. Mas como promover essa mudança na alimentação? Promova momentos agradáveis ao lado dos pequenos para o preparo das misturas. Aliás, não esqueça do consumo necessário de água, para manter o corpo sempre hidratado.

Por Fábio Lopes – Estadão Conteúdo