COVID-19: Prefeitura atende população de rua

A Prefeitura estruturou no Complexo Esportivo Jardim Ângela, localizado no Jardim São Camilo, uma estrutura emergencial para abrigamento da população em situação de rua do Município. O espaço passa por montagem de estrutura por parte da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social e pela inspeção da Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde para cumprimento das normativas da prevenção e enfrentamento do Coronavírus estabelecidas no Município pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

Segundo a diretora da Proteção Social Especial, Ariane Goim Rios, a estrutura leva em conta a demanda identificada pelo Serviço Especializado de Abordagem Social nas últimas semanas. “Trata-se de um abrigo emergencial para adultos, com estrutura com capacidade de atendimento limitada, mas que atende à demanda identificada. A orientação é para que as pessoas estejam em suas casas durante este período. Mas essas pessoas não dispõem de moradia. Nesse sentido será a nossa atuação, com aprovação do CEC, para que essas pessoas estejam abrigadas e evitem circulação.

O encaminhamento para o abrigo será feito por meio do Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro) e pelo Serviço de Abordagem, contratado pela Prefeitura e operado pelo Serviço de Obras Sociais (SOS). O local irá funcionar 24 horas e nele serão oferecidos pernoite (em leitos que respeitem o distanciamento necessário) e atendimento técnico, além de banhos, alimentação e roupas, tudo sob a supervisão das equipes da Prefeitura e da Guarda Municipal. Também será organizado cronograma de atividades, a fim de buscar a permanência dos usuários, evitando assim a sua circulação.

A previsão para início das atividades é já para a próxima semana. Todo munícipe que visualizar alguém em situação de rua deve acionar o telefone da abordagem social pelo número (11) 98531-0146, para que seja realizada a busca ativa e direcionamento.

 

Doações

Os interessados em contribuir com o trabalho da Prefeitura devem concentrar suas doações no Fundo Social de Solidariedade. Podem ser doados itens de higiene pessoal (sabonetes, xampus, escova e pasta de dente), limpeza em geral, vestuário, roupa de banho, água mineral e sacos de lixo. Em parceria com o Departamento do Bem-Estar Animal (Debea), a UGADS também promove campanha de doação de ração para os cães de estimação das pessoas abrigadas. O Fundo Social fica na avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, anexo ao Parque da Uva, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.