Conselhos Municipais se reúnem online

Com encontros suspensos devido à pandemia do coronavírus, os conselhos municipais têm recorrido a recursos online para manter o trabalho em funcionamento. O Conselho Municipal de Política Territorial – antes chamado de conselho do Plano Diretor – , por exemplo, encontrou uma forma de continuar trabalhando sem reuniões presenciais. Além de criar um grupo no WhatsApp para continua trocando informações, o conselho criou um e-mail para receber contatos e sugestões da população: [email protected]

Segundo o diretor de Apoio a Conselhos e Entidades, Luís Augusto Zambon, a iniciativa é inovadora e pode vir a ser reproduzida por outros conselhos. “Hoje boa parte das nossas ações são realizadas online, e dessa forma não só o trabalho do conselho prossegue, como também a população pode continuar a participar das políticas públicas”, afirma.

O diretor de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Wagner de Paiva, que é integrante do Conselho, ressalta a importância de a sociedade participar das discussões das políticas públicas de Jundiaí. “O cidadão tem a oportunidade de ajudar a aprofundar as discussões sobre o desenvolvimento da cidade e temas de alta relevância, como mobilidade, através da participação no Conselho”, destaca.

Outro conselho que se mantém em atividade é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cuja função é estar atento a todas as atividades que envolvem crianças e adolescentes na cidade, inclusive o Conselho Tutelar. “Nós nos preocupamos em manter abertas as discussões com o Ministério Público e Conselho Tutelar, bem como suas comissões, no melhor interesse das crianças e adolescentes, mesmo nesse cenário de pandemia”, afirma a presidente Alda Maria Carrara.

Os contatos são feitos pelo WhatsApp, conversas em vídeo e reuniões pelo Zoom (app para realizar conferências por vídeo com até 25 pessoas). O Conselho pode ser contatado pelos telefones (11) 4497-0008 e (11) 4522-0333, ramal 427, e pelo e-mail [email protected]