Quais comércios estão com o funcionamento autorizado

Deliberação e nota técnica publicadas pela Prefeitura de Jundiaí na Imprensa Oficial do Município de quinta-feira (02) autorizam o funcionamento de novos estabelecimentos e prestadores de serviços.

Com a obrigação de seguir as recomendações das autoridades de saúde no período de quarentena em prevenção ao novo coronavírus, as  medidas autorizam o funcionamento de lojas de material de construção, determinados estabelecimentos alimentícios (comércio de bolos, sorveterias, docerias, lojas de suplementos alimentares, de produtos naturais, de açaí, de produtos típicos regionais); pet shop com serviço de banho (com hora marcada) e óticas (exceto as localizadas em shoppings).

Vale ressaltar que os estabelecimentos alimentícios estão autorizados a funcionar sem preparo de produtos e alimentos para consumo no local, podendo comercializar somente por meio de aplicativos ou por telefone, para entregas em domicílio (delivery) ou, ainda para retirada presencial pelo consumidor, período das 8h às 22h.

Prestadores de serviços, considerados de primeira necessidade para a população, também estão liberados para funcionamento. A medida vale para lavanderias, oficinas mecânicas, assistências técnicas, serviços médicos e odontológicos.

Os proprietários dos estabelecimentos devem seguir as medidas de segurança sanitária como número máximo de profissionais e clientes, distanciamento prudente, higienização nas áreas internas e externa do ambiente.

Também é obrigatória a oferta de álcool em gel para consumidores assim como disponibilização de equipamentos de segurança para os colaboradores. A loja também deve compartilhar informações sobre a Covid-19 e de como prevenir a doença.

Farmácias, hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, hortifrutigranjeiros, varejões, quitandas, centros de abastecimento e congêneres, lojas de conveniência, lojas de alimentação para animais, distribuidoras de gás, peixarias, açougues, lojas de venda de água mineral já estavam autorizados a funcionar normalmente. Padarias, pizzarias e restaurantes só podem funcionar para entregas em domicílio ou retirada presencial pelo consumidor, sendo proibido o consumo de produtos no local. Os postos de combustíveis estão autorizados a funcionar de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas, devendo permanecer fechados aos domingos.

Os demais estabelecimentos comerciais, considerados não essenciais, deverão permanecer fechados, pelo menos, até o dia 18 de abril.

Denúncias de funcionamento irregular podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal ou pelo APP Jundiaí.