Aulas, palestras, histórias e muito mais no Canal da TV TEC

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura de Jundiaí produziu vídeos educativos e lúdicos de diversas áreas, com conteúdos variados (videoaulas, palestras, contação de história) que têm professores como apresentadores e protagonistas, orientados tecnicamente pela equipe da TVTEC, primeira escola de televisão pública-municipal em parceria com o Centro Paula Souza, com funcionamento no prédio onde está a Fundação Televisão Educativa de Jundiaí (FTVE).

A gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, classificou a iniciativa como “um movimento novo”, em direção à inovação. “Estamos nos adaptando a uma nova fase, a um momento novo da Educação em que nós precisamos que nossas capacidades sejam criativas, aumentadas e comunicativas – que consigamos nos comunicar com as pessoas que precisamos alcançar: nossos meninos, meninas, nossos jovens e adultos e nossos professores”, explicou.

Para ela, a TVTEC é uma grande parceira num momento delicado de criar nova plataforma para fazer chegar a todos a possibilidade de estudar, de não esquecer da escola. “A tevê esteve e está conosco e juntos estamos apoiando nossos professores que não são youtubers, não são da tevê, mas se adaptam às tecnologias para cumprir essa missão”, disse Vasti.

Para a jornalista Mônica Gropelo, superintendente da  TVTEC, a vocação da emissora está consolidada como um canal de produção e difusão de conteúdos educativos para capacitação, formação e geração de renda. “A transformação da TVE (que já nasceu com essa missão), em TVTEC mantém com legitimidade as frentes da Educação nos pilares das tecnologias. Enque hoje estão protagonizando grandes iniciativas nesse segmento”, explicou.

Mônica recorda que essa foi a proposta do prefeito Luiz Fernando Machado, ainda em 2016, para trazer uma modo de utilização inovador desse espaço. “O prefeito, em vez de fechar a TVE teve a visão de transformá-la em TVTEC, hoje uma produtora de conteúdos educativos, videoaulas, formação, notícias e muita prestação de serviço”, completou a jornalista.

Para ter acesso à playlist da Educação, disponível no canal da TVTEC no YouTube, com palestras, videoaulas e tarefas para os estudantes do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino e também contação de histórias e outras atividades – Clique aqui 

Texto: Pedro Fávaro júnior