Campanha de Vacinação contra gripe é prorrogada

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra Influenza em todo o território nacional para os públicos determinados até o dia 30 de junho. A oferta das doses, em Jundiaí, acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – exceto aquelas que estão atuando como Unidade Sentinela.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, desde o início da campanha, ainda no mês de março, as equipes da cidade já aplicaram 61.254 doses em pessoas com 60 anos ou mais. Já para o grupo de crianças entre 6 meses a menores a 6 anos, foram aplicadas 12.990 doses (49,03%); em gestantes 1.675 (38,3%), puérperas 377 (53,43%) e adultos entre 55 a 59 anos 8.616 (44,38%). As pessoas com comorbidades e doenças crônicas receberam 22.467 doses.

“Percebemos que na primeira semana houve grande demanda por doses da vacina e tivermos uma ótima reposta entre os idosos. Porém, os demais grupos ainda não responderam conforme a expectativa. É importante que todos que fazem parte dos públicos preconizados busquem pela imunização contra os vírus de gripe comum. Dessa forma se evita os casos graves de doenças respiratórias por vírus que contam com imunização gratuita”, alerta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

Para a próxima semana, a vacinação permanece em todas as UBSs (exceto Rami, Anhangabaú e Clínica da Família), no horário de funcionamento de cada equipamento. No Novo Horizonte, onde a dose está sendo aplicada no prédio da antiga UBS, o atendimento será realizado somente das 9h às 11h e das 13h às 17h.