Prefeitura diz que ação dos GMs foi correta

A ocorrência policial com vários vídeos circulando nas redes sociais, mostrando um homem descontrolado ameaçando várias pessoas com uma faca e um chicote, sendo imobilizado por guardas municipais de Várzea Paulista repercutiu bastante.

O delegado da cidade, Ruiter Martins da Silva, encerrou a elaboração do boletim de ocorrência no final da tarde desta quarta-feira (10), depois de ouvir todas as testemunhas e pessoas envolvidas.

Apesar da repercussão, ele disse que foi feito apenas um registro de danos.

Familiares chamaram uma ambulância para encaminhar o homem para tratamento médico.

Um dos guardas municipais, de 45 anos, que sofreu corte e seis pontos preferiu não processar o homem.

Já o motorista do caminhão de distribuição da Coca-Cola registrou a queixa de dano, pelos vidros quebrados do veículo que pertence à empresa onde trabalha. Ele contou ao delegado que estacionou para descarregar na rua São José e de repente o homem passou a gritar, sem saber o motivo.

Algumas pessoas contaram que o caminhão teria atingido a égua desse homem, por isso a “fúria”.

O delegado Ruiter recebeu vários vídeos gravados por populares.

A Prefeitura de Várzea informa que a ação da Guarda foi legítima, para proteção de todos.

Nota da Prefeitura

“A Prefeitura de Várzea Paulista informa que, nessa manhã, a Guarda Civil Municipal atendeu a um chamado urgente para avaliar e, se necessário, conter um senhor que depredava um veículo na Rua São José, próximo à Praça Castro Alves.

Chegando ao local o senhor se mostrou excessivamente alterado, portando, ainda uma faca (arma branca) e um chicote.

Os GCM´s tentaram conversar com ele e acalmá-lo, entretanto o mesmo estava irredutivelmente descontrolado, passando a ameaçar os servidores públicos com a faca e o chicote, podendo, também, colocar em risco a integridade física dos transeuntes que por lá circulavam.

Após inúmeras tentativas de diálogo, o homem teve que ser contido.

Com intuito de estabelecer um procedimento menos invasivo possível, os GCM´s utilizaram gás de pimenta, entretanto, não foi eficaz, se fazendo necessário o imobilizar, momento em que este desferiu um golpe com a faca em um dos guardas municipais.

Alguns cidadãos, que assistiam a tudo a certa distância, gravaram através de celular o acontecido e divulgaram nas redes sociais. Esse filme foi captado e encaminhado à secretaria de segurança da cidade.”