Guarda (Anjo) de Louveira salva vida de bebê

O guarda municipal de Louveira, Maicon da Silva Paula, de 30 anos, pode ser considerado um “Anjo na Terra”. Na última segunda-feira (15) ele trabalhava na base da corporação quando apareceu um casal desesperado às 20h40 carregando um bebê no colo, engasgado.

O experiente guarda municipal, que trabalha desde 2013 na corporação da Prefeitura de Louveira teve treinamento das manobras de salvamento conhecida por Heimlich e entrou em ação.

Foram alguns segundos para que a criança voltasse a respirar, para alívio e comoção dos pais.

A família não se conteve de felicidade e agradecia o “anjo da guarda”, com muitos elogios.

“Nós fizemos contato com a mãe da criança perguntando se está tudo bem, e nos contou que sim, mas o bebê passa por tratamento. Nossa Corporação está feliz em poder ajudar a população e preservar vidas”, afirmou o comandante Jailson Batista, ao Folha Notícias de Louveira.

Os colegas do guarda Maicon estão dando parabéns quando o encontram e elogiam a sua ação. Além de zelar pela segurança da população 24 horas por dia, a Guarda também presta serviços de saúde, de ajuda comunitária e procura manter a cidade tranquila para o cidadão de bem.

Manobra Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões. A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa. Veja nesta reportagem, imagem sobre como proceder a manobra.