Itatiba realiza mais uma ação do Programa Rio Atibaia Vivo

A Prefeitura de Itatiba, por meio do Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, promoveu a limpeza e adequação de um conhecido ponto de pesca no Bairro da Ponte. Localizado junto à ponte da Avenida Bandeirantes, foram retirados cerca de 450 Kg de diversos resíduos descartados irregularmente na Área de Preservação Permanente – APP do Rio Atibaia.

No local também foram instaladas tela de alambrado e uma placa orientativa para a conscientização ambiental dos usuários deste local. Esse local poderá continuar a ser utilizado pela população, sempre respeitando e seguindo algumas precauções, como: não jogar lixo no local, levando os resíduos até o coletor mais próximo; não fazer fogueiras, pois um pequeno foco de incêndio pode destruir toda a mata; é proibida a pesca predatória, não utilizando tarrafas, redes ou covos; é proibido caçar, respeitando os animais silvestres no seu habitat natural.

São infrações consideradas crimes ambientais, de acordo com a legislação vigente. O Rio Atibaia é uma importante fonte de abastecimento público de água para Itatiba e região e portanto, sua preservação é de extrema importância. Muito querido pela população, é frequentemente visitado por uma grande quantidade de pescadores, que buscam nas suas águas e matas um pouco de tranquilidade e contato com a natureza.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura pretende realizar periodicamente ações de conscientização e Educação Ambiental no local. “Com a participação e colaboração de todos, nosso querido Rio Atibaia terá sua beleza natural preservada para que as gerações futuras também possam guardar deliciosas lembranças de dias tranquilos em meio à natureza”, ressaltou a Secretária da Pasta Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro.

PROGRAMA RIO ATIBAIA VIVO
O Programa que teve seu início em 2001, foi reativado por meio da nomeação pelo Prefeito Douglas Augusto, de uma nova Comissão em 20 de março de 2017, quando a Prefeitura de Itatiba retomou os trabalhos nesta área e deu continuidade aos diagnósticos do entorno do Rio Atibaia e de ações de limpeza, por meio da retirada de resíduos das águas do rio.

O Programa Rio Atibaia Vivo prevê ações como recomposição de mata ciliar, peixamento, limpeza do curso do rio e trabalhos de educação ambiental junto à população ribeirinha, pescadores e comunidade em geral. Para embasar essas ações, a Prefeitura vem realizando expedições com navegação em diversos trechos do rio.

DENÚNCIAS
Para fazer denúncias, você pode contatar a Seção de Fiscalização Ambiental pelo telefone (11) 3183-0729 ou a Guarda Municipal Ambiental, que atende inclusive em horário noturno, feriados e finais de semana pelo telefone 153.