Vacina da gripe é liberada para população em geral

O governo de São Paulo anunciou hoje (30) que vai prorrogar a vacinação contra a gripe em todo o estado até o dia 24 de julho. A novidade é a liberação da vacina para toda a população, e não apenas para os grupos prioritários. A imunização estará disponível até que as doses se esgotem nos postos de saúde.

A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas o governo considera que ela é fundamental para diminuir o número de pessoas que apresentam problemas respiratórios graves, principalmente as que necessitam de internação.

Até o último balanço, Jundiaí contabilizava 138.188 mil doses de vacina contra gripe aplicadas entre todos os públicos determinados. Apesar de boa cobertura entre os idosos (62 mil doses aplicadas), os demais públicos definidos pelo Ministério da Saúde (MS) não registram a cobertura de 95% determinada.

As doses permanecem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto aquelas que estão funcionando como Unidade Sentinela (US) que são: Clínica da Família Novo Horizonte, nova UBS Jardim do Lago, UBS Rami e UBS Anhangabaú.

O atendimento é realizado das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30. Nas unidades Agapeama, Tamoio e Hortolândia o atendimento para a vacinação segue até 19h30. Para receber a dose é necessário apresentar documento de identificação e de categoria a que pertença, e, se tiver, carteira de vacinação.

Região
Em Itupeva, as unidades com doses disponíveis são as USFs (Unidade de Saúde da Família) Portal Santa Fé, Vila São João, Monte Serrat, Quilombo, Santa Elisa, Parque das Hortênsias e Bairro Rio das Pedras, além das UBSs Chave, Guacuri e Medeiros. O atendimento é sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 15h.

Em Campo Limpo Paulista, a vacina está sendo aplicada nas UBSs Pau Arcado, Parque Internacional, Vila Marieta e Ambulatório Central, sempre das 7h30 às 11h30, e das 13h às 15h. A cidade deve retomar o sistema de drive thru próximo à biblioteca para que a população evite buscar a vacina nas unidades de saúde, diminuindo as aglomerações. Esse sistema de vacinação diretamente no carro deve voltar a partir da próxima segunda-feira (6).

Em Várzea Paulista os interessados em receber a vacina devem se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima, de segunda a sexta-feira (pacientes da UBS América III são atendidos pela UBS Jardim Paulista e os da UBS América IV na USF Vila Real).

Anúncios