Rápido Luxo anuncia redução da frota na região

A empresa de ônibus intermunicipal Rápido Luxo Campinas anuncia que está reduzindo a frota de veículos em circulação em todas as linhas da região.

Elas atendem as cidades de Jundiaí, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Cajamar e Várzea Paulista.

Segundo a Rápido Luxo os novos horários serão fixados no interior dos coletivos e nos terminais, conforme a demanda. Não há relação para sites.

Uma leitora comentou que ficou na Marginal do Rio Jundiaí por mais de uma hora esperando o coletivo. A outra disse que não vinha coletivo no América, em Várzea Paulista. O leitor Diego disse que quando veio coletivo estava completamente lotado. Outro leitor disse que não passava ônibus pela avenida Dom Pedro com destino a Jundiaí.

A empresa explicou ao “Jornal da Região” que houve queda no volume de passageiros transportados em todas as suas linhas.

Com aval da Agência Reguladora de Transportes (Artesp), houve a autorização para redução da frota em circulação nesse período de pandemia.

Na semana passada usuários de Itatiba também reclamaram que a Viação Fênix retirou algumas linhas de circulação.

A Artesp confirmou que autorizou a medida, com a comprovação de queda do número de passageiros.

Jundiaí

No transporte coletivo de Jundiaí a Prefeitura também confirmou a queda de mais de 50% do número de passageiros transportados, redução da frota com circulação de veículos por demanda e em horários de picos. Houve também corte no número de funcionários das empresas por causa da redução dos horários dos ônibus e afastamento do pessoal na faixa de risco.

Uma alternativa que era o transporte de passageiros só sentados foi descartada no momento, porque o transtorno seria maior. Nas últimas semanas, nas linhas da Rápido Luxo, muitos trabalhadores perderam hora do serviço porque a Artesp os obrigou a descer dos ônibus e ficar na rua esperando outro coletivo.