Itatiba tem drive thru de livros

Em meio a tantas notícias ruins, felizmente boas ações se salvam em diversos locais. Em Itatiba, por exemplo, desde o segundo semestre de 2019, os munícipes têm visto uma iniciativa rodar pela cidade, o “Projeto LeiTura”. Focado na transformação social através da leitura, os envolvidos doam e recebem doação de livros na cidade.

A entrega e recepção de doações eram realizadas principalmente nas feiras livres e nos bairros. Sempre em local diferente a cada semana. Mas a pandemia do novo Coronavírus atrapalhou os planos. Mas pensa que deixaram de lado a boa ação? Nada. Ela foi adaptada e atualmente funciona em esquema de “drive thru”.

COMO FUNCIONA?

Os interessados entram em contato pelo WhatsApp (11) 997.730.664 e recebem a lista de livros disponíveis. Depois de escolherem podem ir retirar com a equipe do projeto, no Ginásio de Esportes. Atualmente os plantões têm sido realizados aos sábados, das 9h ao meio-dia.

O mesmo vale para doações. Quem quiser ajudar e doar um exemplar em bom estado pode fazer contato. Luciana Bernardo, líder da iniciativa, afirma que todo material é higienizado e embalado para evitar qualquer tipo de contaminação.

O “Projeto LeiTura – A Lei que muda o mundo” foi idealizado por Luciana Bernardo, ativista social na cidade de Itatiba. Formada em Administração de Empresas e também com formação política pela RenovaBR, seu intuito é estender ainda mais a iniciativa. “Nada no mundo paga a satisfação de ver as pessoas felizes com seus livros. Muitas dessas pessoas não teriam condição de adquirir um livro novo ou mesmo usado. O que fazemos aqui é ajudar o cidadão a enxergar o mundo com os olhos cada vez mais abertos. Nosso intuito é de que quando a pandemia passar, nós possamos retomar o trabalho em campo”, afirma Luciana.