Gleba Três Garotos: prefeitura regulariza loteamento industrial

Contentes e gratos pela conquista! Com esses sentimentos, 11 proprietários do loteamento industrial Gleba Três Garotos receberam suas matrículas individualizadas das mãos do prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, na tarde desta terça-feira, 21 de julho, no saguão do Paço Municipal. A data ficará marcada por tornar o primeiro loteamento industrial do país legitimado, por meio da regularização fundiária urbana.

Augusto Checchinato, um dos proprietários, afirmou que a espera por essa documentação foi longa. “No meu caso aguardava por essa regularização há mais de 15 anos e, finalmente, estou celebrando este momento graças à assistência da Prefeitura”, comentou.

Quem também ficou feliz com a conquista foi Maria Aparecida Câmara Lopes, que representou sua mãe, Maria de Lourdes Santos Câmara – proprietária do lote. “Por mais de 35 anos aguardávamos por essa matrícula. Hoje, é um dia de realização de um sonho, pois o documento em questão traz segurança sobre o lote, ciente que somos proprietários legais”, destacou.

Renato Prates ressaltou que a matrícula individualizada é a segurança que estava pendente. “Há mais de 10 anos ansiava por este momento, que agora chegou. Finalmente, o lote está regularizado, proporcionando valorização para o mesmo”, resumiu.

O prefeito Marcão Marchi, acompanhado do vice-prefeito, Alexandre Ribeiro Mustafa, afirmou que a entrega das matrículas é sempre um momento marcante. “A entrega das matrículas é um marco importante para o município, ainda mais, se tratando do primeiro loteamento industrial que foi regularizado no Brasil, e vocês proprietários fazem parte disso, contribuindo para geração de empregos, renda e acreditando no crescimento da cidade”, ressaltou.

O secretário de Assuntos Jurídicos, Percy Kuster, salientou que a regularização fundiária, por meio do Programa ‘A Casa é Sua’ tem por objetivo legitimar a posse ou propriedade em áreas urbanas ocupadas em desalinho com a lei, visando a incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e a titulação dos seus ocupantes.

“A matrícula garante o direito sobre a propriedade. Além disso, essa tarde foi ainda mais importante, pois essa entrega representou a primeira de loteamento industrial do País, legitimado através da Regularização Fundiária Urbana, sendo mais um exemplo positivo da administração Marcão Marchi, para o Estado de São Paulo e para o Brasil”, enfatizou.

Matriculômetro: O Programa ‘A Casa é Sua’ já entregou 648 matrículas individualizadas aos proprietários dos seguintes bairros: Vila Aparecida, Quilombo, Jardim Vitória I e II, Conjunto Habitacional Itupeva C – CDHU, Gleba Santa Isabel, Jardim Guiomar, Jardim Cristiane, Pau D’Óleo I e II, Portal das Mangas, Nova Cristalina e Gleba Três Garotos.

Saiba mais: Em virtude da pandemia de Covid-19, a ação no saguão do Paço Municipal foi breve. A Prefeitura tomou todos os cuidados necessários, seguindo os protocolos sanitários e de saúde, disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos, aferindo a temperatura corporal de todos os presentes, que compareceram ao local com máscaras de proteção facial.

Além disso, a organização manteve o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os assentos, com equipe de trabalho reduzida, para evitar aglomerações.

Durante a ação realizada nesta tarde, também estiveram presentes os seguintes vereadores: Angelin Lorenção, César Farali, Ana Paula Marciano e Edicarlos Candiani Luna.