Jundiaí e região voltam para a Fase Laranja
O Governo do Estado confirmou no início da tarde desta sexta-feira (24) o retorno de Jundiaí e região – mais Campinas -, para a Fase Laranja do Plano SP de Flexibilização. A medida é válida a partir de segunda-feira (27). Mas alguns lojistas já se anteciparam e realizaram abertura do comércio no município.
Em Campinas o prefeito Jonas Donizette disse que haverá flexibilização, mas com barreiras sanitárias e fiscalização no cumprimento do uso de máscaras pela população.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, fez live na noite de quinta-feira (23) anunciando o retorno da região para a Fase Laranja. Ele explicou que um decreto com novas regras será publicado nesta sexta-feira, conforme orientações do Governo do Estado.
Os salões de beleza e academias só podem retornar na Fase Amarela. As igrejas podem funcionar com número reduzido de ocupação dos assentos.
Os escritórios e empresas que estavam fechados na Fase Vermelha vão poder atender o público com regras de distanciamento, higienização e uso de máscaras.
A volta às aulas, previstas para setembro, ainda dependem do Estado inteiro ser classificado na Fase Amarela.
No momento, a região de Piracicaba e de Limeira continuam na Fase Vermelha.
O Detran informa que autorizou o retorno das aulas teóricas e também as práticas, a partir de segunda-feira (27). Porém, os centros de formação precisam estar com tudo em dia, para que possam utilizar o novo sistema que confirma por biometria as informações dos alunos.
O atendimento presencial no Detran ainda está suspenso.
No Poupatempo não existe previsão de retorno das atividades. Mas cerca de 60 serviços estão disponíveis por meio de um aplicativo para smartphones.
Foto: Motoboy Xororó


