Aglomeração de vacas no Jardim das Tulipas

A leitora do “Jornal da Região”, Ingrid Moreno, enviou foto de uma situação que há muito tempo não se via nas ruas de Jundiaí: aglomeração de vacas.

O fato ocorreu na rua Adelino Martins, no bairro do Jardim das Tulipas. As vacas deixaram o pasto e saíram pelas ruas do bairro.

Segundo um morador da região, o fato das vacas e cavalos saírem para as regiões habitadas se deve à quantidade de incêndios nos terrenos onde elas costumam pastar. Sem falar na seca, que está destruindo a alimentação das “vaquinhas”.

A estiagem na região já dura mais de um mês. Segundo a Climatempo a previsão de chuvas – fracas – é para domingo (20) ou segunda-feira (21). Em outubro é que devem ocorrer chuvas mais volumosas. Até lá, é onda de calor e tempo seco.

Tempo seco

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que, de quarta-feira (16) à sábado (19), há novamente condição para elevação acentuada das temperaturas, com sensação de calor intenso em todo o Estado de São Paulo, devido aos ventos que sopram do Norte do país, somados à presença do sol. Há condições para temperaturas entre 35°C e 40°C nas regionais de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru e Marília.

Já nas regionais de Registro, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e Região Metropolitana da Capital, as temperaturas devem permanecer entre 32°C e 35°C.

A Umidade Relativa do Ar permanece em níveis críticos, podendo ficar abaixo dos 15% nas horas mais quentes do dia em grande parte do Estado de São Paulo.

Por conta deste cenário meteorológico, recomenda-se que as pessoas bebam bastante água, se protejam do sol, umidifiquem os ambientes, evitem exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia e não descartem brasas onde há vegetação. Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre nas horas mais quentes.