Prefeitura amplia em 3 horas os velórios em Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí liberou, a partir deste final de semana, a realização dos velórios em até três horas. Desde o início da pandemia do Coronavírus havia limite de uma hora, para evitar a propagação do vírus.

Nesta semana o prefeito, Luiz Fernando Machado, deve anunciar novas medidas de flexibilização na cidade.

A Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), responsável pela administração do Serviço Funerário Municipal, informa que já se prepara para liberar em breve a visitação nos cemitérios do município, interrompida através de decreto municipal ainda no início da pandemia.

Tal alteração aguarda apenas os devidos ajustes, a serem feitos através de um outro decreto, ainda a ser publicado.

Até lá e em conjunto com a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), definiu-se pela ampliação dos velórios de uma hora para o máximo de três horas de duração, assim como a permissão de um limite de até 15 pessoas por sala.

Todas as demais restrições – especialmente quanto aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 – seguem sem nenhuma alteração. Uma das regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde é o do sepultamento direto para pacientes com Covid-19 e com suspeita, sem a realização de velório, para evitar contaminações.

As funerárias continuam utilizando equipamentos de proteção individual, para proteção dos funcionários.