Jundiaí Empreendedora capacita 5.107 pessoas

A Prefeitura de Jundiaí informa que, lançado em abril com foco em oferecer capacitação para 5 mil pessoas no período da pandemia do Novo Coronavírus, o programa Jundiaí Empreendedora – em parceria com 29 organizações – já superou a marca em apenas 4 meses.

Com 5.107 já capacitadas, a iniciativa entra em nova fase, com a oferta de atividades presenciais pelo SEBRAE, a partir do mês de outubro, conforme a liberação permitida pelo Plano São Paulo de Retomada Econômica.

Até o mês de setembro, 129 atividades de capacitação foram oferecidas para a população interessada em buscar alternativas para gerar renda em meio à pandemia do COVID-19, ou melhorar o gerenciamento do negócio durante o período de crise.

Inicialmente, a quantidade de capacitados era estimada até dezembro.

“Superar a meta estipulada em 120 dias indica o interesse da população nos cursos propostos, bem como o determinismo dos parceiros envolvidos. É uma oportunidade gratuita para se capacitar, inovar no mercado e estar preparado para esse novo momento que estamos vivendo e suas oportunidades. Jundiaí, a partir do programa Jundiaí Empreendedora, oferece conhecimento para que as pessoas possam criar novas possibilidades mesmo diante da complexidade de cenário vigente”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.

Fátima Rizzato, proprietária da Rizzatur, sentiu o impacto da pandemia. Com a suspensão das atividades de turismo em decorrência da doença, aproveitou o período para se capacitar pelo Jundiaí Empreendedora.

“Fiz vários cursos online de temas relacionados com o meu segmento, com objetivo de fortalecer e nos preparar para a retomada do turismo de forma segura. A pandemia me deu condições de olhar para a empresa com novos olhos, colocar em ordem diversas coisas, deu oportunidade de pensar no turismo em todos os departamentos”, comenta a empresária.

Em outubro, serão oferecidas duas turmas presenciais para cada um dos dois cursos oferecidos pelo SEBRAE, gratuitamente.

O primeiro, ‘Empreenda Rápido’, é direcionado para a capacitação empreendedora de pessoas físicas.

Já o segundo, ‘Organize seu Negócio’, tem como foco as pessoas jurídicas interessadas em avançar na administração do negócio já existente e extrair melhores resultados do empreendimento.

As inscrições estarão disponíveis no site da Prefeitura de Jundiaí, na página Coronavírus. Para se inscrever é necessário escolher o curso de interesse, a turma e preencher o formulário relativo ao período escolhido.

Ainda há a possibilidade de realização de dezenas de cursos de maneira virtual, também gratuitamente.

Basta acessar e navegar pelo site SEBRAE e escolher o assunto que mais se adequa à necessidade.

As ofertas vão desde mercados de startups até gestão de bares e restaurantes.