Jundiaí já conta com contêineres de lixeiras subterrâneos

O motoboy Xororó enviou foto dos contêineres aterrados para a coleta de lixo orgânico e reciclável (plástico, vidro, papelão etc) instaladas no Centro de Jundiaí.

Localizados na Rua Barão de Jundiaí, ao lado da Catedral, os contêineres foram testados no início da tarde, com a presença de funcionários da limpeza pública e recolhimento do lixo pelos caminhões da coleta orgânica e de recicláveis.

Munícipes e trabalhadores da área do comércio central acompanharam a demonstração.

Segundo a Prefeitura de Jundiaí, outros nove serão instalados nas próximas semanas em áreas de grande circulação, com o objetivo de facilitar a coleta, diminuir o mau cheiro e o aparecimento de insetos e ratos, além de ocupar menos espaço.

São dois contêineres para lixo orgânico e um para reciclável, com capacidade para mil litros cada.

O sistema ainda vai reduzir os riscos de acidentes com os coletores e a quantidade de sacos plásticos que caem das mãos dos colaboradores durante a coleta de lixo.

A coleta no Centro é diária, de segunda a segunda, e realizada no período noturno.

Os contêineres serão higienizados no local, com um veículo especialmente voltado para este fim.

Como funciona

O sistema é uma evolução na coleta de lixo urbano, com resultados positivos comprovados em outros países, como Estados Unidos e Alemanha, e em cidades brasileiras como Itu, Campinas, São Caetano do Sul, Sorocaba, Cuiabá e Fortaleza.

Com a aproximação do caminhão coletor, um cabo é acoplado à estação e as três cabines acima dos contêineres, sustentadas por uma plataforma, se levantam com um acionamento hidráulico. A partir daí, os coletores engatam os contêineres no caminhão para serem esvaziados. Em seguida a plataforma desce e os recipientes aterrados já podem ser utilizados novamente.