Luiz Fernando anuncia R$ 24 milhões para obras de saneamento

Moradores dos bairros Poste, Traviú, Castanho e Terra Nova serão beneficiados com as obras de esgotamento sanitário realizadas pela DAE e a Prefeitura de Jundiaí. A execução será possível graças a um investimento obtido junto ao governo federal e que vai destinar, à cidade, R$ 24 milhões.

“É uma alegria. Lutamos muito por esta obra e agora a rede de esgoto está chegando. Chega a ser gratificante”, conta Dalvo Lourenção que, junto com a esposa, Palmira Lourenção, mora no bairro do Poste há mais de 60 anos.

Nesta sexta-feira (4), no Paço Municipal, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e o secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, assinaram a liberação do investimento, obtido por meio do Programa de Aceleração do Crescimento -Orçamento Geral da União (PAC-OGU), tendo a Caixa Econômica Federal como agente financeiro.

Além do esgotamento sanitário, será feita a substituição da linha de recalque do Jardim Novo Horizonte. As obras começam em janeiro de 2021, com previsão de término no primeiro semestre de 2022.

“Jundiaí é referência no saneamento básico, mas trabalhamos com o propósito de levar o acesso à água de qualidade e ao esgoto tratado a todas as regiões. O contrato assinado com o Governo Federal nos permite avançar para que os bairros mais afastados do Centro recebam os investimentos”, afirmou o prefeito Luiz Fernando.

No Traviú, serão 2,2 quilômetros de interceptores, 4,6 quilômetros redes de esgoto e mais 1,2 quilômetros de uma linha de recalque entre o bairro e o Poste, além de uma Estação Elevatória de Esgoto. No Poste, a obra contará com três quilômetros de interceptores e 4,3 quilômetros de redes coletoras de esgoto.

No Terra Nova, serão 3,6 quilômetros de interceptores e, no Castanho, 1,6 quilômetros de redes coletoras de esgoto e 3,9 quilômetros de interceptores. No total, mais de 12 mil moradores destes bairros serão beneficiados com as obras.

Já a obra de implantação de uma nova linha de recalque no Jardim Novo Horizonte vai otimizar o percurso do esgoto até a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) que existe no bairro. Com isso, a DAE poderá ampliar a capacidade para atender a destinação de resíduos na região. A obra será executada na Estrada Municipal do Jardim Novo Horizonte, em uma extensão de três quilômetros.