Região de Jundiaí permanece na Fase Amarela

O Comitê de Contingência do Coronavírus do Governo do Estado divulgou no início da tarde desta sexta-feira (08/01) a nova classificação do Plano SP de prevenção à Covid. A região de Jundiaí e Campinas continuam na Fase Amarela. Já Sorocaba volta para a Fase Laranja, com mais medidas restritivas do que eram antes.

A secretária de Desenvolvimento do Estado, Patrícia Ellen, disse que as novas medidas técnicas servem para melhorar o combate à pandemia. O modelo adotado pelo Governo de SP vem sendo “copiado” por outros países, inclusive Nova York.

O Comitê definiu que agora um dos índices principais para definir quem muda de fase é o de óbitos por 100 mil habitantes e o de internações. Assim não serão punidos os municípios que fazem o “dever de casa”.

No caso da região de Sorocaba, foi adotado o retrocesso porque o número de leitos ultrapassou a marca de 80%. Em Jundiaí, no último boletim epidemiológico o índice era de 75% – quase no limite das novas regras. Mas lembrando que Jundiaí pertence à região de Saúde de Campinas, que teve redução no número de internações.

Outra medida anunciada pelo Comitê é de que quem está na Fase Laranja deve fechar os estabelecimentos comerciais às 20 horas. Quem está na Fase Amarela fecha às 22 horas.

A próxima reclassificação será no dia 5 de fevereiro.