Polícia Civil faz “Operação Desmanches” na região de Jundiaí

Os policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí, comandados pelo delegado Josias Guimarães, saíram às ruas na manhã desta terça-feira (12) para a primeira etapa da “Operação Desmanches”.

A equipe do delegado está indo em todos os endereços de desmanches e depósitos de sucatas, a fim de verificar documentação, movimentação de fios de cobre e outros materiais que podem ser produtos de furtos e, ainda, as destinações corretas de materiais no Meio Ambiente.

Nos três primeiros desmanches visitados de manhã havia irregularidades ambientais, com destino fora dos padrões para baterias, que podem contaminar o solo. Os estabelecimentos foram multados.

De acordo com os investigadores o objetivo dessa operação é verificar se os comerciantes estão trabalhando dentro da lei e se estão recebendo produtos roubados.

Danos ao patrimônio

Nas últimas semanas o “Jornal da Região” trouxe várias matérias de problemas causados pelos ladrões de fios. Um deles foi na Avenida Frederico Ozanan, em frente da Pozzani, onde furtaram todo o cabeamento dos semáforos. Os transtornos foram imensos para os moradores ou quem passava pela Zona Leste da cidade. Agentes e funcionários da Divisão de Trânsito da Prefeitura trabalharam desde as 6 horas da madrugada até às 15 horas para finalizar toda a fiação, que foi refeita, além da reprogramação dos semáforos.

Em outra ação dos criminosos foram furtados todos os fios de energia elétrica do viaduto do Complexo Ary Fossen, em frente da Rodoviária da Avenida Nove de Julho até o Residencial Anchieta.

Também houve furto de fios na região do Roldão até o Clube São João, deixando por exemplo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as ambulâncias da Prefeitura sem comunicação.

Teve ainda vários furtos de cabeamento no túnel de ligação da Avenida dos Ferroviários para a Ponte São João, deixando a via completamente no escuro.

Os policiais da DIG pedem para a população colaborar e denunciar todas as atitudes suspeitas de furtos de fios.

No final de semana três homens foram detidos depois de furtarem fiação de energia de uma empresa da Vila Rami, em Jundiaí.

As denúncias podem ser feitas no 190 da Polícia Militar ou no 153 da Guarda Municipal.