Jundiaí registra saldo positivo na abertura de empresas

Boletim divulgado pelo Ministério da Economia aponta que o Brasil registrou um recorde no número de novas empresas abertas em 2020 e houve um aumento de 6% em relação a 2019.

No ano passado, foram abertas 3.359.750 empresas no país e fechadas 1.044.696, o que deixou um saldo positivo de 2,3 milhões de empreendimentos ativos. O número de empresas fechadas também apresentou uma queda de 11,3% em relação ao ano anterior.

São Paulo aparece como o estado com o maior número de empresas no Brasil, com 5,2 milhões, sendo 295 mil abertas somente no primeiro quadrimestre de 2020. O saldo positivo na abertura de empresas também foi registrado em Jundiaí, que encerrou 2020 com 5.984 empresas contra 2.174 cancelamentos, segundo dados da Prefeitura do Município. Já o número de MEIs na cidade foi de 2.987.

O cenário positivo se manteve no mês de janeiro, que registrou mais aberturas do que cancelamentos. Foram 82 inscrições e 6 cancelamentos.

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, diz que os números reforçam a importância dos micro e pequenos empreendedores para o desenvolvimento econômico do município. Segundo ele, com a pandemia e o aumento do desemprego, as pessoas passaram a enxergar o empreendedorismo como alternativa para obter renda e enfrentar as dificuldades financeiras. “Apesar de as pessoas terem escolhido empreender por necessidade, elas se formalizaram e isso é o mais importante”, afirma. “Quando a pessoa sai da informalidade e opta pelo MEI, por exemplo, ela tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.”

Para solicitar a legalização do MEI é necessário um faturamento no máximo até R$ 81 mil por ano, não ter participação em outra empresa como sócio e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

A  regularização do MEI é gratuita e feita por meio do Portal do Empreendedor, no link: https://balcaodoempreendedor.jundiai.sp.gov.br/