Itatiba adota mais ações durante a Fase Vermelha

O prefeito de Itatiba, Dr Thomás Capeletto de Oliveira, reuniu sua equipe de diretores para anunciar que o município vai, além de adotar a Fase Vermelha decretada pelo governador João Doria, mais medidas restritivas, para tentar conter a propagação do Coronavírus. A vizinha Bragança Paulista chegou ao colapso do sistema de saúde, com falta de leitos e fila de espera de doentes para utilização de UTI.

De acordo com o prefeito Dr Thomás, um whatsapp foi disponibilizado para a população enviar fotos e videos de aglomerações durante a vigência da Fase Vermelha.

Os canais de denúncia contra aglomeração foram reforçados pela administração. A população tem o whatsapp (11) 3183-0668 (apenas mensagens de texto – sem áudio) e o fone 153 da Guarda Municipal.

Comércio

O prefeito Thomás se reuniu na Prefeitura de Itatiba com comerciantes e representantes da AICITA (Associação Industrial e Comercial de Itatiba) para alinhar as regras e somar esforços nesse momento sensível de combate ao coronavírus.

“Claro que sabemos o impacto que essas medidas têm na vida econômica de nossa cidade. É uma situação que ninguém gostaria de ver e viver, mas que – nesse momento – é necessária para salvar vidas e evitar o colapso da saúde, que já tem sido visto em cidades vizinhas”, afirma o prefeito Thomás.

Acompanharam a reunião e deram esclarecimentos aos comerciantes também os secretários de Saúde Renan Dias Irabi, e Adjunto Lucas Zeponi DalAcqua e Eduardo Aoun, de Desenvolvimento Econômico e Habitação – ao qual o setor de fiscalização está ligado. “O poder público está otimista que com a colaboração de todos, nesse esforço conjunto, a situação volte ao controle em breve”, finalizou o prefeito.

A etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais fica em vigor até dia 19 devido ao aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus.

Em Itatiba o percentual dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) tem oscilado em taxas de alerta, bem como a letalidade de vírus, que desde o início da pandemia fez 92 vítimas fatais na cidade.

Funcionamento da Prefeitura

A partir de segunda-feira, 08/03, apenas serviços públicos essenciais – como saúde e segurança – estarão mantidos de forma plena.

O atendimento ao público na Prefeitura de Itatiba estará suspenso até dia 19/03.

Será mantido atendimento telefônico no 3183-0630, em horário comercial. Quanto às escolas da Rede Municipal de Ensino, elas seguem com aulas remotas, como vem sendo desde o último dia 08/02. Parques municipais, quadras, pistas de atletismo e demais espaços esportivos da cidade também estarão fechados até o próximo dia 19.

Plano SP

De acordo com o Plano SP (https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/ ), a fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais como indústrias, igrejas, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, restaurantes e lanchonetes (sem consumo no local), lojas de conveniência, feiras livres (sem consumo no local), bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros. Academias, salões de beleza, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do Estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.