Alunos da rede municipal de ensino aprendem brincando

Bambolês, animação e movimento foram os elementos necessários para a aula de educação física dos alunos da EMEB Professora Maria Lucia Massarente Klinke, no Jardim Tulipas. Em uma aula divertida, as crianças puderam se exercitar, brincar, dar risada e aprender. A atividade realizada ao ar livre faz parte da rotina dos alunos e da Semana Internacional do Brincar, comemorada de 22 a 30 de maio.

Depois da diversão com o bambolê, Gabrielle Victória Vaz de Lima, de 5 anos, aproveitou o espaço para balançar e experimentar um pouco mais da atividade ao ar livre. “Eu gosto de brincar no parque, de escorregar, de balançar”, contou a aluna que ainda disse que já aprendeu como cuidar da boneca durante suas brincadeiras.

Já Kawany Ramos de Oliveira Alves conta que durante as atividades lúdicas ela já aprendeu a escalar a árvore e até a criar uma boneca com blocos de montar. “Eu gosto muito de brincar”, afirmou a aluna de 5 anos.

A coordenadora pedagógica, Jaqueline Moura explica que as brincadeiras fazem parte da rotina da escola durante todo o ano letivo. O projeto institucional desenvolvido pela escola é o “Brincar de Quê?”, uma maneira de promover a interação entre escola, família e alunos.

“Nada melhor do que aprender a partir do que gostamos e o que a criança mais gosta de fazer? De brincar, que é a principal linguagem da criança. Por meio dessa atividade a criança se desenvolve, experimenta, pesquisa, investiga e aprende”, explica a educadora.

Assim como a EMEB Maria Lucia Massarente Klinke, as demais escolas da rede municipal de ensino promovem atividades lúdicas durante todo o ano e nesta semana, as brincadeiras foram ainda mais intensificadas, tanto para os alunos que estão em aulas presenciais como para os grupos que seguem em sistema remoto.

“A brincadeira é levada a sério, tanto que o desemparedamento da infância preconiza as atividades ao ar livre, que estimulam muito essa atividade. Nesta semana, em especial, lembramos a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social das crianças”, afirma a diretora da Educação Infantil da Unidade de Gestão de Educação, Thaís Nonô.

Por meio do Grupo de Trabalho Criança na Cidade, a Prefeitura de Jundiaí promove, de 22 a 30 de maio, a Semana Mundial do Brincar, com um programa que visa mostrar a importância do brincar no desenvolvimento das crianças. Dentro da programação das atividades será realizada, na sexta-feira (28), das 13h30 às 15 horas, a formação “É brincando que eu me faço”, com a supervisora pedagógica da UGE, pedagoga e especialista em gestão escolar e neurociência, Fabiane Bolsari, que será transmitida via zoom.

%d blogueiros gostam disto: