Marginal do Rio Jundiaí ganha 150 mudas de árvores

Nesta quarta-feira (2), a Unidade Gestora de Meio Ambiente da Prefeitura de Várzea Paulista e a multinacional Continental, que completa 150 anos em 8 de outubro, realizaram, em parceria, uma ação de reflorestamento na Avenida Marginal Direita do Rio Jundiaí. O plantio foi próximo ao ponto em frente ao número 1.185, em comemoração à Semana Municipal do Meio Ambiente, marcada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente — 5 de junho.

Foram doadas 150 mudas de árvores pela Continental, número alusivo ao aniversário da empresa alemã que tem uma fábrica na cidade há 53 anos, e plantadas em uma área de aproximadamente 1.000 m². Segundo o gestor executivo municipal de Meio Ambiente, João de Lima, entre as espécies plantadas, estão pau-formiga, pau-ferro, goiaba, angico, araçá e gabiroba.

As funções ambientais do reflorestamento são muitas. “As árvores, em seis meses, já terão um bom enraizamento, em um grampeamento que evita erosões na margem do rio, protegendo o leito do rio e o leito carroçável (via em si). Além disso, será criado um corredor verde, com as árvores grandes, em aproximadamente dois anos, o que atrairá aves, inclusive com as frutíferas que estamos plantando, como pés de goiabas e araçás”, explicou Lima.