Santa Casa de Itatiba atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19

Nesta quarta-feira (2), a ocupação de leitos de UTI da Santa Casa de Itatiba atingiu 100% e a Prefeitura Municipal anunciou a intensificação de ações de combate à pandemia de Covid-19, devido ao aumento dos casos na cidade.

O aumento dos casos de Covid-19 também preocupa outras cidades na região de Jundiaí. Em Itupeva, a taxa subiu para 90%. Na última segunda-feira (31), a cidade tinha 60% dos leitos ocupados, número que foi aumentando com o passar dos dias. Em Jundiaí, a taxa de ocupação nos leitos de UTI do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo é de 60%, porém, nos leitos de UTI da rede particular, esta taxa esta próxima dos 90%.

Em Itatiba, a média de idade dos pacientes internados é de 51 anos. Outra preocupação é o aumento de infectados e a possibilidade de aumento no número de mortes. Nas últimas 24 horas, a cidade confirmou 71 novos casos positivos e contabiliza um total de 218 mortes por Covid-19.

Para tentar diminuir a circulação de pessoas durante o feriado prolongado de Corpus Christi, barreiras de orientação estão montadas nas entradas de Itatiba desde a tarde desta quarta-feira. O município também formalizou o Comitê de Prevenção e Enfrentamento da Covid-19 nesta semana.

Multas aplicadas

No último final de semana, cinco estabelecimentos de Itatiba foram multados no valor de R$ 5 mil cada por promoverem aglomeração de pessoas. Outros três estabelecimentos receberam multas no valor de R$ 1.337,00 cada por perturbação do sossego público. Ao todo, 37 estabelecimentos foram orientados entre a sexta-feira (28) e o domingo (30).

O setor de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento e Habitação, conta com equipes da Guarda Municipal, e apoio da Polícia Militar, para verificar o cumprimento das medidas de controle e prevenção à disseminação da pandemia, de acordo com as regras do Plano São Paulo estabelecido pelo Governo do Estado.

“Neste momento, é importante ressaltar que todo o Estado de São Paulo passa por um quadro de agravamento da pandemia, o que inclui o município de Itatiba. A Prefeitura solicita à população que evite aglomerações e que siga as orientações sanitárias como o uso de máscaras, a utilização de álcool gel e a higiene das mãos com água e sabão sempre que possível”, informa o Executivo.

Legislação

De acordo com a legislação atual e com o objetivo de controlar a disseminação da pandemia na cidade de Itatiba, os estabelecimentos que desobedecerem as regras previstas no Plano São Paulo e mantiverem o funcionamento após as 21h ou não respeitarem as orientações sanitárias, poderão ser autuados com a aplicação de multa. Estão proibidos os eventos que promovam aglomeração e a locação de chácaras para festas. A população conta com dois canais para a denúncia de aglomerações. As comunicações podem ser feitas via whatsapp pelo número 3183-0668, apenas por mensagens de texto. Há ainda a opção de procurar pela Guarda Municipal por meio do telefone 153.